Resumo

Entenda

O tênis em cadeira de rodas é um paradesporto que exige tempo de reação apurado, desenvolvendo valências, como agilidade, técnica força e resistência muscular. Sua similaridade com o tênis convencional é tanta que a única regra que notoriamente os diferencia é a quantidade dos quiques da bola. Na modalidade adaptada são possíveis até dois toques da bola no solo antes que o atleta a golpeie (na convencional apenas um quique, no máximo, é permitido): o primeiro pode ocorrer dentro da área de jogo e o segundo em qualquer lugar da quadra. Tal adaptação foi feita a fim de manter o dinamismo da partida, característica já presente na modalidade original. Outras sutis alterações relacionam-se à cadeira de rodas. Esta é consideravelmente mais leve que as convencionais, possui rodas inclinadas e adicionais – duas na parte anterior e uma na parte posterior – que possibilitam maior estabilidade e movimentação do paratleta. Além disso, há também cintos de segurança para evitar os desequilíbrios e as quedas do competidor.

A quadra é idêntica à da modalidade  Possuí 23.77 m de comprimento, 8.23 

Para ser atleta deste paradesporto é necessária perda/redução de mobilidade através do comprometimento de membros inferiores (apenas em um ou nos dois). Atualmente existem duas classes distintas: open, na qual qualquer paratleta com deficiência de um ou dois membros inferiores pode competir; e quad, destinada a competidores com comprometimento de, no mínimo, três extremidades.

Nas paralimpíadas ocorrem as seguintes provas: masculino individual, masculino dupla, feminina
individual, feminina dupla, misto individual e misto dupla. Todas as partidas são disputas em até três sets. O tênis em cadeira de rodas promove a superação do paratleta tanto nas quadras quanto nas atividades do cotidiano. Gera independência, desenvolve a concentração, melhora a qualidade de vida e acentua o bem estar.
 

Arquivo