Tênis: uma partida interrompida

Por Leandro Rodrigo Santos De Souza (Autor), Marcelo Alves Ferreira (Autor).

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 4 . páginas 233 - 248

Resumo

Experiência realizada na EMEF Otoniel Mota, localizada na região sul da cidade de São Paulo, entre os meses de fevereiro e agosto de 2020, e contou com a participação de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental1 . Teve por objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre o tênis. Ao iniciar o ano letivo, os docentes foram orientados a revisar os conteúdos do ano anterior ao longo do mês de fevereiro e os dados levantados no período auxiliaram na construção do planejamento anual. Sendo assim, começamos a primeira aula do ano perguntando aos estudantes sobre suas expectativas com relação às aulas de educação física para o ano de 2020. Muitos responderam que desejariam “aprender coisas novas” e “estudar um jogo que ainda não foi praticado na escola”. Quando questionados quais eram os jogos, responderam: handebol, vôlei, boliche, golfe, lutas, Free Fire2 e tênis. Então pedimos que elaborassem um desenho de uma prática corporal a partir dos seguintes temas: brincadeira, dança, esporte, ginástica e luta. Logo, apresentaram registros das práticas corporais: slackline, alongamento, handebol, karatê, basquete, futebol, queimada, boxe, tiro ao alvo, tênis e musculação.