Teoria da Avaliação Cognitiva

Parte de Atividade física e exercício físico na promoção da saúde . páginas 71 - 72

Resumo

Segunda miniteoria, que integra a atual proposição da TaD, a Teoria da Avaliação Cognitiva contribui com abordagens relacionadas aos eventos externos como, por exemplo, recompensas, elogios, feedback e outros, na variabilidade da motivação intrínseca. Concentra-se nas necessidades fundamentais de autonomia e compe-tência, e propõe diferentes constructos que ajudam a explicar e a predizer o nível de motivação intrínseca do indivíduo. A subteoria propõe que sejam levados em consideração os contextos interpessoal e intrapessoal na promoção da autonomia e da competência. O contexto interpessoal está relacionado à ação de três eventos: o primeiro é informativo, fornecedor de feedback importante, em ocasiões em que existe a possibilidade de escolha; o segundo refere-se aos eventos controladores que refletem pressões relativas às expectativas de desempenho; e o terceiro são os eventos amotivadores, que não proporcionam qualquer tipo de informação adequada acerca da competência ou do lócus de causalidade. De outro lado, o contexto intrapessoal é caracterizado pelo interesse e aprendizagem “espontânea”