Teoria do Espectro dos Estilos de Ensino: Elementos Chave e Exemplos

Parte de Os estilos de ensino em educação física entre a teoria e a prática . páginas 23 - 69

Resumo

Neste capítulo é nosso propósito enquadrar a Teoria do Espectro do Estilos de Ensino, bem como realizar a ilustração dos diferentes Estilos de Ensino conceptualizados por Muska Mosston e Sarah Ashworth (2008). No âmbito dos Estilos de Ensino procuramos responder a uma questão didática relativa ao processo de ensino e aprendizagem: qual o melhor ensino? Para dar resposta a esta questão, para além de considerar a síntese realizada nos capítulos anteriores, é essencial ter em consideração três premissas que, de acordo com Mosston e Ashworth (2008), moldam a direção do pensamento sobre o ensino e aprendizagem: − Uma dessas premissas é a perspetiva do não versus, que preconiza a inexistência de um melhor método de ensino per si. Assim, a escolha dos estilos de ensino a implementar deve ser norteada pelos objetivos que se pretendem alcançar e pela forma como são avaliados, bem como pelos elementos contextuais da situação particular de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, esta premissa implica que vários estilos podem coexistir ao mesmo tempo numa aula, assim como que uma tarefa pode resultar da combinação de elementos de diversos estilos