Editora Paco. Brasil 2016. 280 páginas.

Sobre

O mini-handebol é mais que uma iniciação ao esporte handebol. É uma prática de reconhecimento da importância do lúdico, do jogo infantil, da infância. A ideia de base dessa prática é a valorização da vida, que não pode ser reconhecida em todo o seu valor se a infância não for preservada.

É orientado para crianças entre 6 até 10 anos, exatamente o período de vida em que se formam os instrumentos de socialização, tão ricamente potencializados nos jogos coletivos.
No mini-handebol, não é a criança que vira handebol, é o handebol que vira criança, e tem que ser assim, para não ferir o direito que toda criança tem de brincar. Por isso o mini-handebol não é um handebol em miniatura, de forma que seus praticantes não são pequenos adultos; são crianças; podem brincar de fazer esporte, porque sua infância será respeitada.
Com este livro, os professores de educação física, em escolas e outras instituições dedicadas à educação esportiva, ganham uma preciosa fonte de sugestões e orientações didáticas.

Sumário:

Capitulo 1: O que e o mini-handebol? ; Capitulo 2: A historia do mini-handebol; Capitulo 3: Sugestoes de regras e adaptacoes para o mini-handebol; Capitulo 4: As principais caracteristicas motoras, socioafetivas e cognitivas das criancas de 6 a 10 anos de idade; Capitulo 5: Objetivos especificos do mini-handebol e a relacao  com os conteudos da Educacao Fisica escolar; Capitulo 6: Conceitos de jogo e tecnicas fundamentais do mini-handebol; Capitulo 7: Atividades para desenvolver o mini-handebol; Capitulo 8: O planejamento no mini-handebol; Capitulo 9: A conduta do professor; Capitulo 10: Os festivais de mini-handebol.


 

Acessar