Resumo

Muitos são os autores que afirmam ser a Educação Física uma área deficiente em sua graduação, caracterizada basicamente por um conhecimento exageradamente técnico e acrítico (Carmo, 1982; Carvalho e outros, 1987 e Da Silva, 1989, entre outros). Inserido neste contexto, este estudo objetivou investigar o nível de conhecimento teórico sobre Aprendizagem Motora de professores de Educação Física, e a relação do conhecimento sobre a prática verbalizado por eles, com os conhecimentos preconizados na teoria científica em Aprendizagem Motora. A amostra, tipo casual estratificada, foi composta de 24 professores de Educação Física do município de Florianópolis, divididos em dois grupos de 12 elementos, ensino superior e primário, sub-divididos ainda em 4 subgrupos de 6 elementos, ensino superior estadual e federal e ensino primário de 1a. a 4a. e de 5a. a 8a. séries. As categorias de conhecimento investigadas foram: estágios de aprendizagem e controle motor, feedback, erros de prática, variabilidade de prática, atenção e memória. Uma entrevista semi-estruturada (Rudio , 1986) composta de 43 questões testadas num estudo piloto serviu de instrumento da pesquisa. As informações coletadas foram pontuadas por 3 especialistas em Aprendizagem Motora em escalas, I (para o nível de conhecimento teórico sobre Aprendizagem Motora - 0 a 4) e II (para a relação entre o conhecimento sobre a prática verbalizado pelos informantes e a teoria científica em Aprendizagem Motora - 0 a 2). Com a média numérica da avaliação feita pelos especialistas, procedeu-se um tratamento estatístico (média, desvio padrão e ANOVAS, modelo 2 X 1 e 4 X 1) subsidiadas por uma análise descritiva dos depoimentos. Numa análise global, os sujeitos obtiveram X=0.5 e 0.7 para uma Xmáx.=4.0 na escala I. Na escala II, obtiveram X=1.6 para uma Xmáx.=2.0. A ANOVA 2 X 1 (Grupos) não revelou diferenças significativas. Já a ANOVA 4 X 1 (Subgrupos), revelou diferenças significativas em favor do subgrupo primário de 1a. a 4a. série na escala I, com X = 1.248. Tais resultados denotam problemas acadêmico-científicos e político-pedagógicos discutidos no estudo. A pesquisa permite concluir que a ação pedagógica dos professores pesquisados em relação à Aprendizagem Motora é fundamentada basicamente por uma iniciativa empírico-intuitiva , sem um referencial teórico-científico que a suporte. O conhecimento sobre a prática, verbalizado pelos professores, apresenta alta relação com o previsto na teoria científica na área de Aprendizagem Motora. Entende-se como necessário a urgente diminuição da carência teórica verificada, favorecendo o aprimoramento crítico do processo ensino-aprendizagem em Educação Física.

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