Teoria X Pratica: Dois Corpos Fragmentando o Mesmo Corpo de Conhecimento
Por Rosana Voigt Borchhardt (Autor).
Em Caderno de Debates - ExNEEF v. 4, n 5, 1997. Da página 38 a 42
Resumo
Ao assumir esta responsabilidade de aqui proferir algumas palavras sobre o referido terna Teoria X Prática: Dois corpos fragmentando o mesmo corpo de conhecimento, senti-me lisonjeada pela indicação e ao mesmo tempo apavorada por talvez não ser capaz de abordar este tema com a profundidade e a expectativa de muitos aqui presentes. Muitas foram as inquietações até começar a organizar as idéias em cima do que aqui seria exposto. considerando o tema amplo e não muito fácil. Realmente é uni desafio para rnin enquanto acadêmica do curso de educação física o qual em sua história tem concepções diferenciadas ao longo de seu percurso e que nos atinge até hoje quer na Universidade ou na escola de e 2 graus. Gostaria de deixar claro que. não pretendo indicar regras, métodos ou questões afins. Também não pretendo priorizar uma abordagem mais filosófica, mesmo que em determinados momentos minha fala implique isso- Gostaria sim de tentar passar u pouco de minha experiência vivenciada durante a graduação, Grupo Pet e. Movimento Estudantil, motivo este pelo qual estou aqui, e mais especificamente na prática de ensino, que é nosso estágio Final de curso, a qual me instigou dúvidas e frustrações neste tão vasto mundo de ser aluna e ao mesmo tempo professora. Querendo modificar e ao mesmo tempo valorizar nossa área dentnt.) da instituição escola, mesmo reconhecendo que esta, está longe de ser um espaço criativo, construtivo e efftico.
"Educadores, onde estarão? Em que covas terão se escondido? Professores, há aos milhares Mas professor é profissão, PlãO é algo que st, define por dentro, por amor. Educador ao contrário, não é profissão: é vocação_ E toda vocação nasce de um grande amor, de ursa grande esperança." (RUBEM ALVES, pg.l 1)