Teorias do Currículo e as Tendências Pedagógicas da Educação Física Escolar: de Onde Viemos e Para Onde Vamos?
Por Alessandra Galve Gerez (Autor), Patricia Aparecida David (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 8, n 2, 2009.
Resumo
O objetivo deste ensaio foi compreender as Teorias do Currículo e suas influências nas Tendências Pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE). Por meio de um levantamento bibliográfico, foi possível compreender as concepções de homem e sociedade das teorias do currículo, denominadas Tradicionais, que visam à formação do homem ajustado ao Sistema; das Críticas, que visam à formação do homem crítico e autônomo e das Pós-Críticas, que se voltam ao plano discursivo e a formação para convivência na diferença. Identificamos influências da Teoria Tradicional nos currículos: Ginástico, Esportivo, Desenvolvimentista e Saúde Renovada; influências das Teorias Críticas nos currículos Crítico-Superador e Crítico-Emancipatório e influências das Teorias Pós-Críticas no Currículo Multicultural da EF e no atual Parâmetro Curricular Nacional de Ensino Médio. Consideramos que a Pós-Modernidade traz importantes contribuições para reflexão sobre o currículo de EFE, principalmente quando se volta para a subjetividade e diversidade cultural. No entanto, há que se considerar os riscos da negação dos valores da modernidade sob pena de retrocedermos a uma educação que apenas “conforme” os sujeitos ao Sistema Neoliberal.