Teorias e práticas pedagógicas em educação física escolar: uma análise da influência na motivação dos alunos
Por Caroline Pereira Neves (Autor), Ricardo Pablo Passos (Autor), Adriano de Almeida Pereira (Autor), Bráulio Nascimento Lima (Autor), Bruno de Souza Vespasiano (Autor), Carlos Henrique Prevital Fileni (Autor), Mariela de Santana Maneschy (Autor), Guanis de Barros Vilela Junior (Autor), Alexandre Freitas de Carvalho (Autor).
Em Revista CPACQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida v. 16, n 2, 2024.
Resumo
Este estudo é uma revisão narrativa da literatura, delimitando sua investigação para analisar a influência das teorias e práticas pedagógicas das aulas de Educação Física no ambiente escolar em relação à motivação dos alunos. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as diferentes teorias e práticas pedagógicas impactam a motivação dos discentes, investigando e identificando fatores determinantes dessa motivação, incluindo abordagem do professor, ambiente escolar e preferências dos alunos. Assim sendo, neste estudo, utilizou o método de revisão bibliográfica seguindo uma abordagem qualitativa, analítica e reflexiva, permitindo a síntese de informações relevantes da literatura, com destaque para a complementaridade entre os trabalhos selecionados. A problemática concentra-se no engajamento dos alunos para participarem ativamente das aulas de Educação Física, considerando as distintas teorias e práticas pedagógicas adotadas no processo ensino-aprendizagem, na interseção de elementos presentes no contexto escolar. A relevância desta revisão literária se desenvolve ao delinear os aspectos positivos relacionados a motivação que a Educação Física pode proporcionar no desenvolvimento dos alunos. Por fim, espera-se contribuir para a melhoria do ensino em Educação Física no ambiente escolar, ao preencher lacunas na análise reflexiva das teorias e práticas pedagógicas, e ao oferecer propostas fundamentadas nas evidências encontradas na revisão da literatura.