Teorias pedagógicas da Educação Física escolar no ensino fundamental

Parte de Ensino da educação física para a educação básica . páginas 139 - 152

Resumo

Ao iniciar o período letivo, a professora Carla montou seu planejamento para as turmas do ensino fundamental, ciclo II. Como ela já conhecia seus alunos, colocou futebol, vôlei, basquete, handebol e suas possibilidades pedagógicas, tudo do jeito que as crianças gostam. Assim como as crianças, a professora Carla adora um esporte, seus aspectos competitivos, suas dinâmicas coletivas, o aprendizado do trabalho em equipe, a emoção da disputa, mas, ao levar seu planejamento e suas expectativas para os gestores da escola, a professora Carla foi indagada: – Professora, você só vai oferecer esportes para seus alunos? Não existem outras práticas que podem ser colocadas no seu planejamento para engrandecer o conhecimento adquirido nas aulas de Educação Física? Com essa indagação, a professora Carla foi para casa e refletiu sobre o assunto. Pensando a respeito, o que é possível oferecer para os alunos, além de esportes variados? Aos poucos estamos avançando nas nossas discussões sobre a Educação Física para a educação básica.