Editora DED-MEC. Brasil 1978. 104 páginas.

Sobre

Apresentação

A especial atenção do professor Otávio Augusto Anibal Cattani Fanali, solicitandonos a apresentação deste seu trabalho, propicia-nos a honrosa oportunidade das primeiras considerações sobre ele.

Afigura-se indispensável tal pedido, por ser o autor renomado mestre nacional, conhecido mesmo no exterior por suas realizações em Educação Física e Desportos, o que lhe garante a priori, a aceitação da sua obra.

Por sua militância durante mais de dez anos em Brasília, por seu profícuo trabalho em São Carlos e manaus, e por sua destacada participação em reuniões técnicas de caráter internacional, tem mostrado tal resultado de desempenho profissional que, para quantos o conhecem, nos parece como obrigação sua publicação de obra como esta.

Com o grande apoio dado pelo Governo à Educação Física e aos Desportos nos últimos dez anos e com a inconteste adesão da comunidade brasileira ao empreendimento oficial, em pouco tempo houve grande crescimento desta área técnica que se tornou permeada de termos novos, conceitos pouco técnicos e frequentes definições imprecisas ou inadequadas.

Esta situação vem dificultando um mais rápido desenvolvimento, pois a comunicação entre profissionais e dirigentes freqüentemente não alcança a clareza desejável e os enfoques técnicos abordados por brasileiros e especialistas estrangeiros com os quais intercambiamos know-how chegam, às vezes, a entendimentos imponderáveis.

A inexistência de um glossário de explicitação de termos técnicos já há tempo se mostra como grande lacuna, empecilho de maior progresso.

O presente trabalho, único do gênero em língua portuguesa, supre com propriedade esta deficiência e requintando-se no seu conteúdo apresenta, além das definições exatas do termo em português, o seu correspondente nas três principais línguas da literatura em Educação Física e Desportos.

Sua leitura facilitará a comunicação entre quantos labutam no setor.

Será, com certeza, o livro de presença obrigatória a quantas reuniões técnicas com estrangeiros se façam.

Por suas características, sem tornar-se a "Biblia" dos professores e técnicos da Educação Física e Desportos, será a Terminologia em Educação Física e Desportos a obra que, a partir de agora, os acompanhará, desde o embasamento de seus conhecimentos aos mais altos entendimentos técnicos.

A obra do professor FANALI corrobora o conceito de que a atualidade brasileira possui técnicos de valor a nível internacional.

Manaus (AM), 1978

MARCELO DE MELLO ANDRADE
Professor Titular do Curso de
Educação Física da Universidade federal do Amazonas