Resumo

Este trabalho de pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de aplicação de um programa de Educação Física de desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sobre o desenvolvimento psicomotor e escolar de crianças de 1ª série do 1º grau. A pesquisa foi realizada com 2 grupos pertencentes a duas escolas públicas consideradas como atendendo crianças de baixo nível sócio-econômico: um Grupo Experimental, num total de 22 sujeitos, e o Grupo de Controle, num total de 21 sujeitos, totalizando 43. As idades dos sujeitos variavam de 5,5 a 8 anos. O tratamento experimental consistiu de um Programa de Educação Física para desenvolver as habilidades psicomotoras dos alunos. O programa foi desenvolvido no Grupo Experimental, por um professor de Educação Física, em duas aulas semanais com duração de 50 minutos. Tendo em vista que a Educação Física atua como agente normalizador do comportamento motor, utilizou-se um programa de desenvolvimento de habilidades psicomotoras para beneficiar as crianças tanto no desenvolvimento de habilidades psicomotoras como no seu aproveitamento escolar em geral. A hipótese principal da pesquisa era de que os alunos com os quais foi desenvolvido o programa de habilidades psicomotoras nas aulas de Educação Física (Grupo Experimental) teriam um melhor desenvolvimento psicomotor e rendimento escolar do que os alunos não submetidos a esse tipo de programa (Grupo de Controle). Na parte referente à análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva: média, desvio padrão e percentuais; estatística inferencial: o teste t, correlação Pearson e análise de variância. Os resultados encontrados evidenciaram que o Grupo Experimental, tanto em termos de habilidades psicomotoras como rendimento escolar (conceito no final do ano letivo) não foi significativo, quando comparado ao Grupo de Controle. Esses dados nos levam a questionar aspectos relacionados com o delineamento do experimento, que poderiam ter influenciado os resultados, tais como: número insuficiente de grupos mais efetiva entre o Grupo Experimental e de Controle; variáveis relativas aos professores de classe que não puderam ser controlados. Entretanto, considera-se que outros experimentos deveriam ser conduzidos nesta área para verificar a importância e integração da Educação Física com o restante do currículo da primeira série do 1º grau.

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