Resumo

Introdução:
A prescrição do exercício físico deve ser iniciada a partir de parâmetros obtidos através de avaliações físicas.Para grupos especiais são preconizados testes específicos, ou adaptados.O teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) é um teste que foi adaptado do teste de Cooper de 12 minutos para portadores de Doenças Pulmonares Crônicas (DPOC), infartados e idosos com baixa capacidade funcional.Sendo assim quando iniciamos a prescrição para o público idoso,e não possuímos equipamentos, o TC6M é um teste simples de aplicar que não requer instrumentalização e nos apresenta parâmetros para inicio da prática de exercício físico.
Objetivo geral:
O Objetivo do presente estudo foi aplicar o TC6M em idosos sedentários. Objetivos específicos: a) mensurar peso; b) estatura.

Métodos:
A amostra foi composta por 17 idosos de ambos os sexos, com idade de 68±7 anos. O TC6M foi realizado para obter a distância percorrida em relação à distância calculada. Para obtenção do peso foi se utilizado uma balança Filizola e para mensurar a estatura foi utilizado um estadiômetro.Para análise estatística foi utilizado o programa Excel.

Resultados:
A média da distância percorrida pelos idosos foi de 425±55 metros, sendo que a distância prevista foi de 441±41 metros.O percentual foi de 97%.

Conclusão:
Estes dados nos apontam a necessidade de priorizar atividades aeróbias, pois a distância prevista é calculada a partir da idade, peso e estatura.Sendo assim entendemos que o exercício aeróbio além de melhorar o sistema cardiovascular auxiliará na redução do peso corporal diminuindo o IMC e melhoras nas respostas cardiovasculares.