Teste de Caminhada Tc6m: Aplicação em Idosos Sedentários
Por Stella de Sousa Vieira (Autor), Juliana Tavares Teles (Autor), José Celestino de Holanda (Autor), Iago Pimentel (Autor), Frank Shiguemitsu Suzuk (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução:
A prescrição do exercício físico deve ser iniciada a partir de parâmetros obtidos através de avaliações físicas.Para grupos especiais são preconizados testes específicos, ou adaptados.O teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) é um teste que foi adaptado do teste de Cooper de 12 minutos para portadores de Doenças Pulmonares Crônicas (DPOC), infartados e idosos com baixa capacidade funcional.Sendo assim quando iniciamos a prescrição para o público idoso,e não possuímos equipamentos, o TC6M é um teste simples de aplicar que não requer instrumentalização e nos apresenta parâmetros para inicio da prática de exercício físico.
Objetivo geral:
O Objetivo do presente estudo foi aplicar o TC6M em idosos sedentários. Objetivos específicos: a) mensurar peso; b) estatura.
Métodos:
A amostra foi composta por 17 idosos de ambos os sexos, com idade de 68±7 anos. O TC6M foi realizado para obter a distância percorrida em relação à distância calculada. Para obtenção do peso foi se utilizado uma balança Filizola e para mensurar a estatura foi utilizado um estadiômetro.Para análise estatística foi utilizado o programa Excel.
Resultados:
A média da distância percorrida pelos idosos foi de 425±55 metros, sendo que a distância prevista foi de 441±41 metros.O percentual foi de 97%.
Conclusão:
Estes dados nos apontam a necessidade de priorizar atividades aeróbias, pois a distância prevista é calculada a partir da idade, peso e estatura.Sendo assim entendemos que o exercício aeróbio além de melhorar o sistema cardiovascular auxiliará na redução do peso corporal diminuindo o IMC e melhoras nas respostas cardiovasculares.