Resumo

A redução das funções físicas está intimamente relacionada ao envelhecimento e às alterações corporais, de modo a interferir na execução das atividades diárias. Objetivos: determinar o poder preditivo do teste de sentar e levantar da cadeira e estabelecer seu ponto de corte como discriminador do comprometimento cognitivo em idosos. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, com amostra constituída por 310 idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família do município de Ibicuí (Bahia), selecionados aleatoriamente. Foram incluídas as variáveis: sexo, idade, escolaridade, comprometimento cognitivo (avaliado por meio do Mini-Exame do Estado Mental), além do teste de sentar e levantar da cadeira. Na análise dos dados, foram utilizados procedimentos da estatística descritiva e a análise da curva Receiver Operating Characteristic (ROC). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAEE: 22969013.0.0000.0055), com base na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A média de idade dos entrevistados foi de 71,62 (±8,16) anos, com predominância do sexo feminino (56,45%), indivíduos na faixa etária entre 60-79 anos (83,87%) e alfabetizados (56,13%). A prevalência de comprometimento cognitivo foi de 4,19%. O ponto de corte que melhor discriminou o comprometimento cognitivo foi menor ou igual a 8 repetições, com sensibilidade de 79,6% (IC95%=46,2- 94,7) e especificidade de 61,6% (IC95%=55,8-67,2), com uma área total sob a curva ROC de 0,72. Conclusões: Os resultados do presente estudo mostraram que o teste de sentar e levantar da cadeira apresentou aceitável capacidade discriminatória para a predição do comprometimento cognitivo em idosos. Esses achados confirmam a importância da avaliação do desempenho físico em idosos, por meio de indicadores de aptidão funcional, enquanto testes rápidos e de simples execução, contribuindo para a identificação precoce das limitações funcionais, podendo, inclusive, predizer outras condições de saúde que podem estar relacionadas, como o comprometimento cognitivo.

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