Resumo

Diante da comemoração dos 50 anos da instauração do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), faz-se necessário rememorar acontecimentos e personagens, a fim de reunir indícios para refletir acerca das distintas versões históricas sobre o CEFD e a formação de professoras(es) na área da Educação Física, oferecida pela instituição ao longo de cinco décadas. Dentre essas(es) personagens, fazemos referência a Jürgen Alfred Fritz Dieckert, professor alemão visitante no curso de Mestrado em Ciência do Movimento Humano do CEFD, entre os anos de 1980 e 1983. Apresentamos uma entrevista, guiada pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Oral, realizada com o professor Jürgen Dieckert sobre o período em que atuou como professor visitante no CEFD/UFSM. Destacam-se informações referentes à comunidade acadêmica do CEFD e à concepção de Educação Física inerente à época.

Referências

ALBERTI, Verena. Fontes Orais: histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 155-202.

FERREIRA, Marieta M.; AMADO, Janaína. (Orgs.). Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

MAZO, Janice Z. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria: um relato cronológico. Kinesis, Santa Maria, n. 10, p. 19-47, jul./dez. 1992.

______. A história do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM: 25 anos. Santa Maria: UFSM, CEFD, 1997.

______. O Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria: percorrendo os caminhos de sua criação. 1993. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1993.

ROSA, Juliano M. O CEFD/UFSM na atribuição de sentidos à Educação Física Escolar entre 1970 e 2004. 2017. 262 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

TAFFAREL, Celi Z. Homenagem Jurgen Dieckert: Professor Honorífico da UFBA. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 298-300, set. 2015.

Downloads

PDF

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Mazo, J. Z., & Oliveira, R. V. de. (2020). Testemunho de um professor alemão visitante do CEFD/UFSM: Jürgen Dieckert. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546448525

Edição

Dossiê CEFD 50 anos

Seção

Entrevistas

Licença

Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:

Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Acessar