Resumo

Programas de ensino do futsal na adolescência, estão centrados na criação de condições que possibilitem o aprendiz aumentar a eficiência na aquisição das habilidades específicas da modalidade, para tanto, faz-se necessário a formulação de baterias de testes que possam quantitativamente: favorecer ao professor identificar limitações e ou comportamentos acima da média; analisar o impacto das estratégias de intervenção aplicadas ao programa; permitir ao aprendiz e seu tutor a visualização do progresso além do resultado de uma partida. OBJETIVOS: Investigar os desempenhos físicos e específicos de habilidades do futsal; Analisar magnitudes de eficiência em habilidades bilaterais; Comparar desempenhos entre dois grupos com experiências competitivas distintas. METODOLOGIA: Foram analisados 17 adolescentes, todos praticantes do futsal por mais de 5 anos. Após discussões sistemáticas entre profissionais específicos da modalidade, caracterizou-se um conjunto de seis tarefas que deram origem a um protocolo de avaliação, sendo elas: 1 – Teste do Quadrado (TQ); 2 – Salto Horizontal (SH) 3 - Passe Bilateral a 8 metros (PAB); 4- Condução de Bola em 10 metros (COB); 5 – Condução de bola em zigue zague  em 10 metros (COBZ); 6  – Finalização (FIN). As tarefas 3 a 6 foram realizadas isoladamente com as pernas dominante e não dominante. Todas as tarefas foram realizadas três vezes registrando-se o desempenho mediano para cada condição. ESTATÍSTICA: Após a confirmação da normalidade da análise intergrupos optou-se pelo teste de Mann-Whitney.