Testes fisicos e de habilidades motoras específicas para alunos de futsal
Por Ivanildo Alves De Souza (Autor), Fabrício Madureira (Autor), Alisson Jeronimo Silva (Autor), Matheus Nascimento (Autor), Erick Leque (Autor), Erick Jerônimo (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Programas de ensino do futsal na adolescência, estão centrados na criação de condições que possibilitem o aprendiz aumentar a eficiência na aquisição das habilidades específicas da modalidade, para tanto, faz-se necessário a formulação de baterias de testes que possam quantitativamente: favorecer ao professor identificar limitações e ou comportamentos acima da média; analisar o impacto das estratégias de intervenção aplicadas ao programa; permitir ao aprendiz e seu tutor a visualização do progresso além do resultado de uma partida. OBJETIVOS: Investigar os desempenhos físicos e específicos de habilidades do futsal; Analisar magnitudes de eficiência em habilidades bilaterais; Comparar desempenhos entre dois grupos com experiências competitivas distintas. METODOLOGIA: Foram analisados 17 adolescentes, todos praticantes do futsal por mais de 5 anos. Após discussões sistemáticas entre profissionais específicos da modalidade, caracterizou-se um conjunto de seis tarefas que deram origem a um protocolo de avaliação, sendo elas: 1 – Teste do Quadrado (TQ); 2 – Salto Horizontal (SH) 3 - Passe Bilateral a 8 metros (PAB); 4- Condução de Bola em 10 metros (COB); 5 – Condução de bola em zigue zague em 10 metros (COBZ); 6 – Finalização (FIN). As tarefas 3 a 6 foram realizadas isoladamente com as pernas dominante e não dominante. Todas as tarefas foram realizadas três vezes registrando-se o desempenho mediano para cada condição. ESTATÍSTICA: Após a confirmação da normalidade da análise intergrupos optou-se pelo teste de Mann-Whitney.