Textos Didáticos em Educação Física: Percepção Docente Sobre Elaboração e Utilização
Por Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor), Adriana Letícia Torres da Rosa (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor), Flávio Roberto Carneiro de Medeiros (Autor), Lucas Vieira do Amaral (Autor).
Resumo
O presente artigo objetivou analisar as contribuições do processo de elaboração e de utilização de textos didáticos para a prática pedagógica a partir da percepção de quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, que se utilizou do questionário com perguntas fechadas e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e da análise de conteúdo categorial temática como técnica de análise de dados. Conclui-se que o processo de elaboração e de utilização de textos didáticos trazem importantes contribuições para a prática pedagógica dos professores, sobretudo no que diz respeito à qualifi cação do processo de ensino-aprendizagem e à legitimidade da Educação Física como componente curricular da escola.
Pernambuco. Texto subsídio para prática pedagógica da educação física: contribuições para elaboração da matriz curricular. Recife: SEDE-PE; 2008.
Pernambuco. Lei nº 11.329, de 16 de janeiro de 1996. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público de Pré-Escolar, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de Pernambuco. Recife; 1996.
Pernambuco. Orientações teórico-metodológicas - ensino fundamental e médio: Educação Física. Recife: SEDE-PE; 2010.
Vieira PBA, Freire ES, Rodrigues GM. O texto escrito como recurso didático nas aulas de educação física: perspectivas e experiências dos professores. Movimento. 2015;21(4):929-944.
Azevedo TM. Argumentação, conceito e texto didático: uma relação possível. Caxias do Sul: EDUCS; 2000.
Martins I, Cassab M, Rocha MB. Análise do processo de re-elaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. Rev Bras Pesq Educ Ciênc. 2001;1(3):19-27.
Fiorin JL Savioli FP. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática; 2006.
Fontana NM. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor. In: I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2006; Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia; 2006.
Almeida MGM. O texto didático escrito para a educação a distância: um estudo acerca dos fundamentos e estratégias de elaboração [tese]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; 2009.
Carmo SC. O livro como recurso didático no ensino do futebol [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; 1999.
Paula MV. A utilização de apoio bibliográfico como recurso metodológico para o ensino da educação física nos níveis fundamental e médio de escolarização da cidade de Catalão - GO [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; 2003.
Rodrigues HA. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade de um livro didático [dissertação]. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista - UNESP; 2009.
Galatti LR, Paes RR, Darido SC. Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos. Motriz. 2010; 16(3): 751-761.
Souza Júnior MBM, Amaral LV, Melo MST, Darido SC, Lima RBT. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento. 2015;21(2):479-493.
Barroso, ALR, Darido SC. O livro didático na educação física escolar: visão de professores e alunos. Pensar Prát. 2017;20(3).
Botelho RG, Neira MG. Análisis de libros de texto en Brasil y em España: una introducción al tema en el área de educación física. Movimento. 2014;20(2):659-685.
Tardif M. Saberes docentes e formação profi ssional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes; 2002.
Souza Júnior MBM, Melo MST, Santiago ME. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar. Movimento. 2010;16(3):31-49.
Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas; 1999.
Boni V, Quaresma SJ. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Rev Eletr Pós-Grad Soc Pol UFSC. 2005;2(1):68-80.
Bittencourt CMF. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educ Pesq. 2004;30(3):471-473.
Diniz IKS, Darido SC. Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na Educação Física Escolar. Motriz. 2012;(18)1:176-185.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1997.
Pelizzari A, Kriegl ML, Baron MP, Finck NTL, Dorocinski SI. Teoria da aprendizagem signifi cativa segundo Ausubel. Rev Psic Educ Cult. 2002;2(1):37-42.