Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou caracterizar a inserção de crianças e adolescentes com deficiência durante as aulas de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Florianópolis, a partir da percepção dos professores de Educação Física. Metodologia: Para tanto, doze professores de Educação Física, de dez escolas municipais, responderam a um questionário a respeito de sessenta estudantes com deficiência. Os dados foram analisados de duas formas: as perguntas fechadas por meio de frequência de respostas e as perguntas abertas por meio de categorização das respostas, utilizando-se o método de Análise de Conteúdo. Resultados e discussão: Percebeu-se que a frequência bem como a participação dos escolares com deficiência nas aulas de Educação Física ocorre de maneira bastante consistente, sendo facilitada por apoios, como a presença do professor auxiliar e a recepção deste estudante pelos pares sem deficiência. Conclusão: Além disso, notou-se que as relações de interação da criança com deficiência no ambiente escolar acontecem em diferentes níveis, sendo que mais da metade não interage de uma forma efetiva com os colegas de sala. Também foi observado que a Rede Municipal de Educação sofre com a escassez de professores de apoio especializados para acompanhar os escolares.

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