Resumo

Entrevista a Celso Unzelte, jornalista, pesquisador e escritor, a respeito das construções simbólicas em torno do Sport Club Corinthians Paulista e a sua composição em produtos editoriais. O autor discorre acerca do processo de produção da obra Bíblia do corintiano, bem como no tocante à edificação e gestão dos conceitos simbólicos relacionados ao clube do Parque São Jorge. São abordadas questões referentes às antinomias que envolvem as representações do time paulista e a elaboração de livros em edições especiais. 

Referências

AZEVEDO, Núbia. Do mythos ao lógos: um mapeamento das construções simbólicas em produtos editoriais acerca do Sport Club Corinthians Paulista. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2024.

CORINTHIANS. Nação Corinthians. São Paulo: Toriba, 2011.

DIAFÉRIA, Lourenço. Coração corinthiano. São Paulo: Fundação Nestlé, 1992.

NEGREIROS, Plínio José Labriola de Campos. Resistência e rendição: a gênese do Sport Club Corinthians Paulista e o futebol oficial em São Paulo – 1910-1916. Dissertação (Mestrado), PUC, São Paulo, 1992.

UNZELTE, Celso. O livro de ouro do futebol. São Paulo: Ediouro, 2002.

UNZELTE, Celso. Bíblia do corintiano: livro e documentos históricos de um centenário de conquistas. São Paulo: Panda Books, 2010.

Acessar