Timing Coincidente em Tarefas Complexas: Estudo Exploratório do Desempenho de Adultos de Diferentes Idades em Diferentes Velocidades de Estímulo Visual
Por Andrea Michele Freudenheim (Autor), Rejane Paroli (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 19, n 4, 2005. Da página 307 a 316
Resumo
O objetivo desse estudo foi investigar o desempenho em uma tarefa complexa de “timing” coincidente em função da idade e da velocidade do estímulo visual. Os participantes foram 58 adultos voluntários de ambos os sexos (38 adultos jovens com idades entre 19 e 23 anos e 20 adultos maduros com idades entre 35 e 50 anos). Cada grupo de adultos foi dividido em três subgrupos de acordo com uma velocidade do estímulo visual (lenta, moderada e rápida). A tarefa consistiu em tocar cinco alvos em uma ordem pré-estabelecida em integração a um estímulo visual. A variável dependente foi o erro (absoluto, variável e constante). Os dados foram analisados por meio de estatística não-paramétrica, sendo que a ANOVA de Kruskal-Wallis apontou diferença entre os grupos apenas no erro constante. Todavia, o teste U de Mann-Whitney, com o p ajustado com o procedimento de Bonferroni não foi capaz de identificar entre quais grupos houve diferença. Pôde-se concluir que adultos jovens e maduros obtiveram similar desempenho em uma tarefa complexa de “timing” coincidente, independentemente da velocidade do estímulo visual. UNITERMOS: “Timing” coincidente; Desempenho; Tarefas complexas.