Tipos De Atividade Física E Indicação De Risco Associado Para Depressão, Ansiedade E Estresse Em Adultos E Idosos Na Pandemia Da Covid-19 No Brasil E Estresse Em Adultos E Idosos Na Pandemia Da Covid-19 No Brasil
Por Milton José de Azevedo (Autor), Elisangela Aparecida da Silva Lizz (Autor), Gabriel Peinado Costa (Autor), João Luiz Andrelle (Autor), Átila Alexandre Trapé (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
O elevado número de casos e mortes na pandemia da covid-19 causou grande preocupação na Saúde Pública mundial. A insegurança e as medidas restritivas levaram ao isolamento social, com redução na atividade física (AF) e aumento das pessoas com problemas relacionados à saúde mental. OBJETIVO: Verificar a quantidade realizada em cada tipo de AF (caminhada, AF moderada, AF vigorosa e AF total) de acordo com a indicação de risco associado para depressão, ansiedade e estresse em um período da pandemia da covid-19 no Brasil. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, com coleta de dados via questionário online entre outubro e novembro de 2021, onde participaram 1044 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 75 anos e cobertura do território nacional. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ - versão curta). Para os dados temos a média (desvio padrão) da idade e delta absoluto (Δ) para os tipos de AF. A comparação das médias aconteceu por meio do teste t de Student para amostras independentes, utilizando o software SAS (versão 9.2), com nível de significância de 5%. RESULTADOS: Na comparação de grupos, com as categorias formadas a partir da indicação de risco (R) ou não risco (NR) associado para depressão, ansiedade e estresse foi possível observar participantes mais jovens na categoria risco para depressão (R: 32,6(11,5); NR: 38,9(14,1) anos], ansiedade [R: 32,3(11,7); NR: 37,9(13,7) anos] e estresse [R: 33,3(11,9); NR: 40,0(14,3) anos]. Na análise para os min correspondentes aos diferentes tipos de AF comparando-se "risco" e "não risco" para depressão (D) e estresse (E), observou-se maiores quantidades em min de caminhada (D: Δ=45,3; E: Δ=31,2), AF moderada (D: Δ=29,0; E: Δ=24,7), AF vigorosa (D: Δ=20,9; E: Δ=27,3) e AF total (D: Δ= 95,2; E: Δ=83,3) para o grupo com não indicação de risco associado, quando comparado com o grupo risco. Para a ansiedade (A), somente foi possível observar diferença para a AF vigorosa (A: Δ=22,6), também com maior quantidade em min para "não risco" quando comparado com "risco". CONCLUSÃO: Pessoas com indicação de risco associado para problemas relacionados à saúde mental apresentaram menor idade e menor quantidade tempo (em min) nos diferentes tipos de AF.