Resumo

As entidades de administração do esporte têm dentre suas funções a responsabilidade de organizar competições entre as entidades de prática filiadas. Nesta perspectiva, as federações estaduais especializadas se encarregam de promover as competições oficiais e para tal precisam compreender qual o perfil e características das entidades com potencial para participar das mesmas. Isso vai na direção do que apregoa Stotlar (2005) que defende a importância de conhecer as características do mercado-alvo. Na mesma direção, Pitts & Stotlar (2002) recomendam que os profissionais de marketing saibam precisar a segmentação dos consumidores, neste caso representados pelas entidades de prática. Objetivo(s): o objetivo deste estudo foi identificar os tipos de clubes participantes das competições oficiais promovidas pela Federação Paranaense de Basketball e a quantidade de participações de cada um. Método: Pesquisa de cunho exploratório e utilizando documentos da FPRB e as redes sociais dos clubes participantes. Inicialmente contabilizou-se o número total de equipes participantes. Em um segundo momento classificou-se os participantes usando a tipologia proposta por Hirata (2020) de forma adaptada e quantificou-se quantos se enquadravam em cada categoria. Por fim, verificou-se em quantas categorias/competições cada tipo de clube participou em 2022. Principais resultados: Verificou-se que 22 entidades participaram das competições organizadas pela FPRB em 2022.

Acessar