Tipos de motivação para prática de exercícios físicos em universitários dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia de uma universidade particular na cidade de Teresópolis/RJ
Por Bryan Da Silva Vianna (Autor), Waschington Luiz Tayt-Sohn (Autor), Sula Vieira Bitencourt (Autor), Diogo Silva Do Nascimento (Autor), Kayky Dos Santos Canto (Autor), Carlos Roberto Ramos Da Rosa Junior (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
O entendimento das motivações para prática de exercícios físicos é importante para auxiliar na adesão a elas. Nesse sentido, a Teoria da Autodeterminação pode ser utilizada para entender o comportamento humano, e consequentemente essas motivações a partir da relação estabelecida entre a personalidade de cada indivíduo e o contexto social no qual está inserido. OBJETIVO: Verificar os tipos de motivação para prática de exercícios físicos em universitários dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia. MÉTODOS: É uma pesquisa quantitativa transversal e aprovada pelo CEP da UNIFESO (CAAE n° 77835424.0.0000.5247). Adotou-se a amostragem não-probabilística por conveniência para selecionar discentes matriculados nos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia de uma universidade privada na cidade de Teresópolis/RJ, conforme os critérios de inclusão: possuir idade entre 18 e 60 anos, ser do sexo feminino ou masculino e ter tempo disponível para participar da pesquisa. Não foram incluídas gestantes ou mulheres que tenham passado pela gestação em período menor que um ano, pessoas com deficiências e discentes envolvidos no estudo. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário impresso de caracterização da amostra e o BREQ-3 (Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire – 3) com o objetivo de verificar os tipos de motivações voltados à prática de exercício físico segundo a Teoria da Autoderminação. Realizaram-se coletas presenciais dentro da própria instituição em dias da semana e horários variados. Todas as análises estatísticas foram realizadas no software SPSS versão 29.0.2.0. RESULTADOS: Fizeram parte desse estudo 283 universitários dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia. Os dados que caracterizam a amostra podem ser vistos a seguir: idade de 25,99±9,14 anos, massa corporal atual de 70,01±14,56kg e estatura de 1,67±0,09cm. As médias referentes as pontuações dos tipos de motivações podem ser observadas no gráfico abaixo.