Resumo

O entendimento das motivações para prática de exercícios físicos é importante para auxiliar na adesão a elas. Nesse sentido, a Teoria da Autodeterminação pode ser utilizada para entender o comportamento humano, e consequentemente essas motivações a partir da relação estabelecida entre a personalidade de cada indivíduo e o contexto social no qual está inserido. OBJETIVO: Verificar os tipos de motivação para prática de exercícios físicos em universitários dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia. MÉTODOS: É uma pesquisa quantitativa transversal e aprovada pelo CEP da UNIFESO (CAAE n° 77835424.0.0000.5247). Adotou-se a amostragem não-probabilística por conveniência para selecionar discentes matriculados nos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia de uma universidade privada na cidade de Teresópolis/RJ, conforme os critérios de inclusão: possuir idade entre 18 e 60 anos, ser do sexo feminino ou masculino e ter tempo disponível para participar da pesquisa. Não foram incluídas gestantes ou mulheres que tenham passado pela gestação em período menor que um ano, pessoas com deficiências e discentes envolvidos no estudo. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário impresso de caracterização da amostra e o BREQ-3 (Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire – 3) com o objetivo de verificar os tipos de motivações voltados à prática de exercício físico segundo a Teoria da Autoderminação. Realizaram-se coletas presenciais dentro da própria instituição em dias da semana e horários variados. Todas as análises estatísticas foram realizadas no software SPSS versão 29.0.2.0. RESULTADOS: Fizeram parte desse estudo 283 universitários dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia. Os dados que caracterizam a amostra podem ser vistos a seguir: idade de 25,99±9,14 anos, massa corporal atual de 70,01±14,56kg e estatura de 1,67±0,09cm. As médias referentes as pontuações dos tipos de motivações podem ser observadas no gráfico abaixo.

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