Tipos de uso da tecnologia
Parte de Tecnologias digitais no ensino do esporte . páginas 59 - 66
Resumo
As diferentes maneiras de empregar as tecnologias no processo pedagógico, de acordo com Kenski (2012), permite que professores e alunos possam ter seus papéis redimensionados no processo de ensino e aprendizagem. Isto porque novos procedimentos pedagógicos são exigidos, como a utilização de outros tipos de racionalidade, como a imaginação criadora e a sensibilidade tátil, visual, auditiva, entre outras (Kenski, 2012). Conforme Moran (2012), a educação historicamente tem privilegiado o conhecimento racional baseado na rigidez do conteúdo programático, na organização inflexível de ideias e na compreensão objetiva da realidade, sem integrar os conhecimentos sensoriais, éticos, emocionais e estéticas. A consequência de orientar a educação apenas sob o viés do conhecimento racional, acarretou que os processos educativos deixaram de lado os saberes advindos do campo da intuição, da descoberta, das conexões, do inesperado, das junções, das superposições, da navegação não linear e da capacidade de maravilhar-se pela descoberta, para constituírem-se em práticas pedagógicas extremamente individualistas e segregacionistas (Moran, 2012). Entretanto, Kenski (2012) destaca que a ação docente mediada pelas tecnologias é uma ação partilhada, pois depende cada vez mais das relações de interação entre professor e alunos para que, assim, seja gerado um movimento revolucionário de descobertas e aprendizadoEssa ação partilhada, ao configurar-se em uma prática colaborativa de construção de conhecimento, enseja que professores e alunos interajam, negociem, compartilhem e construam significados conjuntamente, a fim de solucionar, criar ou produzir algo (Onrubia; Colomina; Engel, 2015). Contudo, para que as práticas de ensino, em especial, o processo de ensino e aprendizagem do esporte, possam ter seu potencial pedagógico ampliado com a mediação tecnológica, é necessário a professores e alunos saber utilizar as tecnologias adequadamente no processo educativo (Kenski, 2012). Nessa perspectiva, com vistas a auxiliar o docente nessa tarefa de incorporar os distintos aportes tecnológicos aos diferentes projetos de aprendizagem, Coll, Mauri e Onrubia (2010) categorizam cinco tipos de uso didático das tecnologias digitais que podem servir de inspiração para a proposição de estratégias para o ensino dos esportes.