Resumo

Origem e desenvolvimento militar

A pólvora foi descoberta pelos chineses há aproximadamente 2 mil anos, mas somente a partir do século X ela passou a ser utilizada com fins bélicos e militares por esta civilização, com a criação de canhões capazes de suportar a explosão no momento dos disparos. Fontes revelam que a descoberta chegou, então, ao Japão e logo em toda a Europa. Os armamentos foram se aperfeiçoando e o poder bélico dos países passou a ser cada vez mais importante, sobretudo, a partir do surgimento dos Estados modernos, entre a Idade Moderna e Contemporânea. Mas estas funções bélicas pouco têm a ver com a modalidade olímpica Tiro Esportivo.

Algumas práticas mais recentes possuem similaridades com este esporte moderno, como os festivais realizados nos Estados Unidos da América (EUA), no século XVII, nos quais prêmios em dinheiro eram oferecidos aos vencedores das disputas. Mesmo com este caráter competitivo, o tiro ainda era associado à sua utilidade prática, pois as armas de fogo, nesta época, já eram os principais instrumentos para a caça de subsistência.

Tanto Inglaterra, em 1859, quanto os EUA, em 1871, criaram a sua própria National Rifle Association. Na mesma época, na Itália, foi fundada a Associação Piemontesa de Tiro e surgiram as primeiras iniciativas em torno de uma oficialização de regras para estas práticas. Mas, pode-se aferir mesmo a gênese das primeiras competições específicas do Tiro aos suecos. Influenciados pelo método ginástico escandinavo, eles acreditavam numa formação integral por meio de práticas físicas militarizadas. Somente em 1907, a Federação Internacional de Tiro Esportivo foi criada, responsável por uniformizar as regras e organizar competições internacionais, caracterizando, assim, tal prática como um novo esporte moderno.

Arquivo