Resumo

O estresse, a sobrecarga e o estilo de vida de professores do ensino superior podem provocar alterações na tolerância à dor por pressão, portanto o objetivo deste estudo foi observar a relação entre o nível de estresse, o estilo de vida e o limiar de tolerância à dor por pressão em professores do ensino superior. Trata-se de um estudo observacional transversal do qual participaram 28 indivíduos de ambos os sexos. Os voluntários responderam ao questionário EPS-10 para avaliar o estresse, ao Fantastic Lifestyle Questionnaire, para avaliar o estilo de vida, e realizaram uma avaliação por meio de algometria para avaliar o limiar de tolerância à dor por pressão no músculo trapézio superior, na coluna vertebral. músculo, músculos paravertebrais T6-T7, músculos paravertebrais L4-L5 e base do occipital. Foram estabelecidos coeficientes de correlação de Pearson (r) ou Spearman entre as variáveis ​​citadas. Houve apenas uma correlação moderada e estatisticamente significativa entre estilo de vida e nível de estresse. O resto era fraco ou muito fraco. Diante dos resultados obtidos neste estudo com professores do ensino superior, conclui-se que o estilo de vida está relacionado ao nível de estresse desses profissionais.

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