Resumo

INTRODUÇÃO
A metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) deve apresentar uma aproximação com a ideia e sentido/significado do jogo como um todo, o que promoverá a melhoria das capacidades cognitivas subjacentes à TD, particularmente do conhecimento tático declarativo (CTD) e processual (CTP) (GRECO, 2006).
O CTD é uma vivência que fica armazenada na memória de forma a ser relembrado posteriormente de forma verbal, é o saber “o que fazer”. Já o CTP refere-se à capacidade de executar tarefas complexas de forma automatizada, aparentemente sem o recurso da memória, consiste no conhecimento do “como fazer” (GIACOMINI et al., 2011; GRECO, 2006).
Neste contexto, o objetivo do presente estudo é comparar a tomada de decisão e o conhecimento tático declarativo de treinadores e jovens atletas de voleibol em situações de ataque de extremidade.

METODOLOGIA
Participaram do estudo 59 indivíduos, sendo 34 treinadores de voleibol (idade média de 32,5 ± 9,4 anos e experiência com voleibol de 16.78±11.09 anos) e 25 atletas de voleibol (idade média de 16,9±1 anos e experiência com voleibol de 3,72±1,17 anos). 
Para avaliar a qualidade da TD e o CTD foram utilizadas as cenas de ataque de centro (AC) do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol - TCTD:Vb (COSTA et al., 2016). O teste consistiu de 6 cenas reais de jogos de voleibol de situações de AC que iniciam a partir do saque adversário, perpassam a recepção e levantamento da outra equipe e interrompe-se a imagem no momento do ataque. Neste momento a tela se apaga e o voluntário tem até três segundos para responder de forma verbal “o que fazer?” de acordo a resposta que julgar mais adequada – TD. Em seguida o voluntário verbaliza outras opções que poderiam culminar em ponto para a sua equipe - CTD. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO
De acordo com análise dos dados, verificou-se que na situação de AE não foram encontradas diferenças significativas quando comparadas a TD e o CTD entre treinadores e jovens atletas de voleibol. 
Estes resultados não corroboram com os estudos de Costa et al. (2002) e Gil et al. (2012) que compararam atletas de diferentes categorias e foi possível perceber que atletas de categorias mais velhas possuem um CTD superior aos atletas de categorias mais novas. 
Nos estudos de Lima, Matias e Greco (2012) e Lima, Martins-Costa e Greco (2011) com o intuito de verificar as diferenças entre os métodos de ensino no desenvolvimento do CTD de atletas de voleibol não obteve-se diferenças, demonstrando-se que o método de treinamento utilizado não influenciou nos resultados encontrados. Resultados estes que corroboram com os do presente estudo. 
Salienta-se aqui que nenhum estudo comparou o CTD e TD entre treinadores e atletas jovens na modalidade voleibol. No presente trabalho os atletas possuem bastante experiência de níveis nacionais e internacionais, assim como os treinadores, que também foram ex-atletas. Além disso, as cenas do teste podem não possuir um grau de dificuldade tal para que houvesse diferenças nos itens avaliados. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sugere-se a investigação de diferentes modelos de treinamento técnico-táticos para melhora do CTD e TD de atletas de voleibol de diferentes escalões, fazer com que o atleta pense no jogo e verbalize suas ações e, com isso, solucionar as ações de forma mais eficaz, além de oportunizar a avaliação e correção por parte do treinador.

Acessar