Resumo

Objetivo:
Relacionar a tomada de decisão (TD) em situações de ataque de rede com a classificação final de equipes escolares em um Campeonato

Métodos e resultados:
Foram avaliadas 26 atletas de voleibol do gênero feminino, compreendendo três equipes, com idades médias de 14.38 (±0.75), participantes do Campeonato Estadual do Paraná. Foi aplicado o teste de “Conhecimento Tático Declarativo em Situação de Ataque de Rede no Voleibol” (Paula, 2001). Na aplicação do teste utilizou-se um projetor de multimídia. O teste é composto por 17 cenas [(cinco: exemplos) (seis: 1º tempo; seis: 3º tempo: teste propriamente dito)]. Cada cena se inicia com o saque do adversário. No momento do contato do atacante com a bola a imagem é paralisada. Há um tempo de cinco segundos para que o avaliado verifique os sinais relativos ao sistema defensivo. Após este tempo a imagem desaparece e não há pressão de tempo para responder à pergunta: “Atacar ou Largar?”. De acordo com a classificação final das equipes (1º, 2º e 3º lugares), as pontuações médias obtidas foram de 657 (±9.18), 687 (±9.18), 453.30 (±12.11), respectivamente, não havendo relação com a classificação final. Nenhuma das equipes alcançou uma pontuação próxima a total do teste: 1200 pontos.

Conclusão:
A TD não apresentou relação com a classificação final das equipes. Nesta faixa etária as equipes não demonstram um conhecimento declarativo pleno das ações de ataque. Logo, há um indicativo de outras variáveis que influenciaram na classificação final das equipes.