Torcedores como produtores: por uma abordagem comunicacional das culturas torcedoras
Por Ana Carolina Vimieiro (Autor).
Em Recorde: Revista de História do Esporte v. 16, n 1, 2023.
Resumo
Este trabalho tem dois objetivos: 1) estabelecer um diálogo entre duas correntes de estudos que se dedicam a fenômenos semelhantes, mas que historicamente se desenvolveram atreladas a disciplinas distintas: estudos sobre torcedores e sobre fãs de cultura pop; e 2) propor uma abordagem para os estudos do futebol que seja capaz de incluir aspectos já correntes nos estudos de cultura pop e que possibilitariam a compreensão das práticas de torcedores no atual contexto midiático. O argumento aqui é que a proximidade dos estudos de cultura pop da comunicação e dos estudos culturais possibilitou que esta corrente fosse mais porosa aos desenvolvimentos dos estudos de recepção e do consumo do que as pesquisas sobre torcedores, historicamente mais atreladas a sociologia, psicologia e antropologia. Consequentemente, a noção do fã como produtor, que ficou ainda mais forte na área de cultura pop com a popularização de ferramentas digitais, ainda não foi suficientemente incorporada nos estudos sobre torcedores.