Torcedores Entusiastas e seus Rituais Quando Assistem uma Partida de Futebol pela Televisão
Por Sergio Silva Dantas (Autor), Barbara Luana Geraldini Pereira (Autor), Larissa Gonçalves Lindolfo Anselmo (Autor), Lucas Mesquita Esparrinha (Autor), Rafael Gambarini Montini (Autor).
Resumo
Este artigo trata sobre como se dá o ritual de um torcedor entusiasta por um time de futebol assistir um jogo do seu time pela televisão. Considerando este aspecto, o referencial teórico é composto pelos conceitos de comportamento do consumidor, identidade social e consumo simbólico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas em profundidade e duas rodadas de observação com 16 torcedores entusiastas de futebol. Os resultados obtidos mostraram que assistir um jogo do seu time pela televisão segue um ritual, com etapas antes, durante e após o jogo. Além disso, foi possível verificar a relação dos torcedores com as marcas que patrocinam seus times. Essa relação oferece a oportunidade de pertencimento e associação a um determinado grupo, influenciando em seu processo identitário.
Referências
AAKER, David A.; KUMAR, V.; DAY, George S. Pesquisa de marketing. 2. Ed.. São Paulo: Atlas, 2004.
ARNOULD, Eric J.; THOMPSON, Craig J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, Vol. 31, No. 4 Mar.2005. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/pdf/10.1086/426626.pdf> Acesso em: 17 abr 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed., rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2009.
BAUDRILLARD, J. A sociedade do consumo. Rio de Janeiro, 1968.
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.
FERREIRA, Luciene Braz; TORRENCILHA, Nara; MACHADO, Samara Haddad Simões. A técnica de observação em estudos de administração. 2012. Disponível em :< https://www.researchgate.net/publication/280667177_A_tecnica_de_observacao_em_estudos_de_administracao >.Acesso : 08 mai.2016,20:09:41.
FISHER, R. J., & WAKEFIELD, K. L.Factors leading to group identification: A field study winners and losers. Psychology & Marketing (1986-1998); Jan 1998; 15, 1; ABI/INFORM Global pg. 23.
GAIÃO, Brunno Fernandes da Silva ; SOUZA, Ildembergue Leite de; LEÃO, André Luiz M. de Souza, Consumer Culture Theory (CCT) : SCIELO 2012. São Paulo – São Paulo. Já É uma escola de pensamento em Marketing? .São Paulo, 2012. vol. 52 n.3.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4.ed. São Paulo. Editora Atlas AS, 1995.
GWINNER, Kevin; SWANSON, Scott R. A model of fan identification: antecedents and sponsorship outcomes", Journal of Services Marketing, Vol. 17 Iss: 3, pp.275 – 294.2003. Disponível em : <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/08876040310474828> Acesso em : 09.05.2016
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo,1998.
LEVY,S.J. Symbols for Sale. Harvard Business Review,v.37,p.117-124,(july-august)1959. Disponível em <https://www.uibk.ac.at/smt/marketing/brandresearchlab2/files/symbolsforsale_levy.pdf> Acesso em 9 abr 2016.
LIMEIRA, Tânima Maria Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro.2º ed. Editora Saraiva,2009.
MCCRACKEN,Grant. Cultura e consumo: Novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo/tradução Fernanda Eugenio. Rio de Janeiro 2003.
MENDES, Renata Livramento; TEIXEIRA, Luiz Antonio Antunes; ANDRADE, Darly Fernando. Fatores de Personalidade e envolvimento com o produto : ENAMPAD 2015. Belo Horizonte-MG. ANAIS XXXIX Encontro do ANPAD. Belo Horizonte, 2015.
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto, São Paulo: Estação das Letras e Cores,2008.
MOWEN, John C.; MINOR, Michael. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed.. São Paulo: Atlas, 2014
ROCHA, Claudio M.; FLEURY, Fernando As Barreiras ao Consumo do Futebol Brasileiro Enquanto Produto para Espectadores: ENAMPAD 2015. ANAIS XXXIX Encontro do ANPAD. Belo Horizonte, 2015.
ROOK, Dennis W. Dimensão do Ritual do Comportamento de Consumo Califórnia : SCIELO 2007. Disponível em : < http://www.scielo.br/pdf/rae/v47n1/a13v47n1.pdf > Acesso 15 abr 2016.
SCHULER, Arnaldo. Dicionário Enciclopédico de Teologia. Serie Teologia- Editora Concórdia, 1° edição, 2002. Disponível . Acesso em 12 abr 2016, 19:31:20.
SUAREZ, Maribel Carvalho. Rituais de Consumo e Abandono: uma abordagem complementar para as campanhas antitabagistas: ENANPAD 2011. Rio De Janeiro- RJ. ANAIS XXV Encontro ANPAD. Rio de Janeiro,2011.
SOLOMON, R.Michael. O comportamento do consumidor: Comparando, possuindo e sendo tradução 9°edição.Porto Alegre:Bookman,2011.
SOMOGGI, Amir. Finanças dos clubes Brasileiro em 2013. Disponível em< http://www.ibdd.com.br/wp-content/uploads/2014/05/financas-clubes-brasileiros-2013.pdf> Acesso em 28.fev. 2016.
SZUSTER, Flavia Rechtman; CASOTTI, Leticia Moreira; SAUERBRONN, João Felipe Rammelt. Lá vai o consumidor pela ponta esquerda! Um Estudo sobre Consumo Adolescente de Futebol na Cidade do Rio de Janeiro. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, ano 14, v.18, n.1, p.79-104, janeiro/abril, 2014>. Acesso em: 09 maio.2016
TEIXEIRA, José Carlos Inocente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Rio de Janeiro, 2010. http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K212800.pdf Acesso em 10 mq4 2016.
TREPTE, S.In: J. Bryant, & P. Vorderer. Social Identity Theory. Hamburg 2006.P.255-271.
YIN, Robert K.; GRASSI, Daniel. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
ZAMBERLAN, Luciano; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide; ZAMIN, Marciela; SPAREMBERGER, Ariosto; BUTTENBENDER, Pedro Luis; SCARTON, Luciana Maria. Do churrasco à parrilla: Um estudo sobre a influência da cultura nos rituais alimentares de brasileiros e argentinos: ENAMPAD 2009. São Paulo- SP. Anais XXXIII Encontro ANPAD. São Paulo, 2009.