Resumo

Este artigo trata sobre como se dá o ritual de um torcedor entusiasta por um time de futebol assistir um jogo do seu time pela televisão. Considerando este aspecto, o referencial teórico é composto pelos conceitos de comportamento do consumidor, identidade social e consumo simbólico. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas em profundidade e duas rodadas de observação com 16 torcedores entusiastas de futebol. Os resultados obtidos mostraram que assistir um jogo do seu time pela televisão segue um ritual, com etapas antes, durante e após o jogo. Além disso, foi possível verificar a relação dos torcedores com as marcas que patrocinam seus times. Essa relação oferece a oportunidade de pertencimento e associação a um determinado grupo, influenciando em seu processo identitário.

Referências

AAKER, David A.; KUMAR, V.; DAY, George S. Pesquisa de marketing. 2. Ed.. São Paulo: Atlas, 2004.

ARNOULD, Eric J.; THOMPSON, Craig J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, Vol. 31, No. 4 Mar.2005. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/pdf/10.1086/426626.pdf> Acesso em: 17 abr 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed., rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2009.

BAUDRILLARD, J. A sociedade do consumo. Rio de Janeiro, 1968.

CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.

FERREIRA, Luciene Braz; TORRENCILHA, Nara; MACHADO, Samara Haddad Simões. A técnica de observação em estudos de administração. 2012. Disponível em :< https://www.researchgate.net/publication/280667177_A_tecnica_de_observacao_em_estudos_de_administracao >.Acesso : 08 mai.2016,20:09:41.

FISHER, R. J., & WAKEFIELD, K. L.Factors leading to group identification: A field study winners and losers. Psychology & Marketing (1986-1998); Jan 1998; 15, 1; ABI/INFORM Global pg. 23.

GAIÃO, Brunno Fernandes da Silva ; SOUZA, Ildembergue Leite de; LEÃO, André Luiz M. de Souza, Consumer Culture Theory (CCT) : SCIELO 2012. São Paulo – São Paulo. Já É uma escola de pensamento em Marketing? .São Paulo, 2012. vol. 52 n.3.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4.ed. São Paulo. Editora Atlas AS, 1995.

GWINNER, Kevin; SWANSON, Scott R. A model of fan identification: antecedents and sponsorship outcomes", Journal of Services Marketing, Vol. 17 Iss: 3, pp.275 – 294.2003. Disponível em : <http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/08876040310474828> Acesso em : 09.05.2016

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo,1998.

LEVY,S.J. Symbols for Sale. Harvard Business Review,v.37,p.117-124,(july-august)1959. Disponível em <https://www.uibk.ac.at/smt/marketing/brandresearchlab2/files/symbolsforsale_levy.pdf> Acesso em 9 abr 2016.

LIMEIRA, Tânima Maria Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro.2º ed. Editora Saraiva,2009.

MCCRACKEN,Grant. Cultura e consumo: Novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo/tradução Fernanda Eugenio. Rio de Janeiro 2003.

MENDES, Renata Livramento; TEIXEIRA, Luiz Antonio Antunes; ANDRADE, Darly Fernando. Fatores de Personalidade e envolvimento com o produto : ENAMPAD 2015. Belo Horizonte-MG. ANAIS XXXIX Encontro do ANPAD. Belo Horizonte, 2015.

MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto, São Paulo: Estação das Letras e Cores,2008.

MOWEN, John C.; MINOR, Michael. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed.. São Paulo: Atlas, 2014

ROCHA, Claudio M.; FLEURY, Fernando As Barreiras ao Consumo do Futebol Brasileiro Enquanto Produto para Espectadores: ENAMPAD 2015. ANAIS XXXIX Encontro do ANPAD. Belo Horizonte, 2015.

ROOK, Dennis W. Dimensão do Ritual do Comportamento de Consumo Califórnia : SCIELO 2007. Disponível em : < http://www.scielo.br/pdf/rae/v47n1/a13v47n1.pdf > Acesso 15 abr 2016.

SCHULER, Arnaldo. Dicionário Enciclopédico de Teologia. Serie Teologia- Editora Concórdia, 1° edição, 2002. Disponível . Acesso em 12 abr 2016, 19:31:20.

SUAREZ, Maribel Carvalho. Rituais de Consumo e Abandono: uma abordagem complementar para as campanhas antitabagistas: ENANPAD 2011. Rio De Janeiro- RJ. ANAIS XXV Encontro ANPAD. Rio de Janeiro,2011.

SOLOMON, R.Michael. O comportamento do consumidor: Comparando, possuindo e sendo tradução 9°edição.Porto Alegre:Bookman,2011.

SOMOGGI, Amir. Finanças dos clubes Brasileiro em 2013. Disponível em< http://www.ibdd.com.br/wp-content/uploads/2014/05/financas-clubes-brasileiros-2013.pdf> Acesso em 28.fev. 2016.

SZUSTER, Flavia Rechtman; CASOTTI, Leticia Moreira; SAUERBRONN, João Felipe Rammelt. Lá vai o consumidor pela ponta esquerda! Um Estudo sobre Consumo Adolescente de Futebol na Cidade do Rio de Janeiro. Revista ADM.MADE, Rio de Janeiro, ano 14, v.18, n.1, p.79-104, janeiro/abril, 2014>. Acesso em: 09 maio.2016

TEIXEIRA, José Carlos Inocente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Rio de Janeiro, 2010. http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K212800.pdf Acesso em 10 mq4 2016.

TREPTE, S.In: J. Bryant, & P. Vorderer. Social Identity Theory. Hamburg 2006.P.255-271.

YIN, Robert K.; GRASSI, Daniel. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

ZAMBERLAN, Luciano; FROEMMING, Lurdes Marlene Seide; ZAMIN, Marciela; SPAREMBERGER, Ariosto; BUTTENBENDER, Pedro Luis; SCARTON, Luciana Maria. Do churrasco à parrilla: Um estudo sobre a influência da cultura nos rituais alimentares de brasileiros e argentinos: ENAMPAD 2009. São Paulo- SP. Anais XXXIII Encontro ANPAD. São Paulo, 2009.

Acessar