Torcer é Negócio: do Turfe Ao Futebol, as Representações Torcedoras na Publicidade dos Periódicos Cariocas Entre os Anos de 1920 e 1950.

Por: Thiago Oliveira Braga.

30º Simpósio Nacional de História - ANPUH

Send to Kindle


Resumo

A presente análise parte de um projeto que propõe como objeto de reflexão a publicidade do “Ser torcedor” e como elas expressam tais representações. O recorte temporal escolhido é de 1920 e 1950. O contexto trabalhado na pesquisa pode ser denominado como afirma Emília Viotti da Costa de tentativas de desenvolver e “modernizar” o país, onde as regras e a competição se mostravam a melhor opção para substituir as raízes agrárias que marcavam o século XIX. Para a realização do trabalho foi necessário formar um corpus considerável de fontes publicitárias. Dessa forma, ao longo da pesquisa coletamos vários anúncios que tratam de alguma forma ou com algum grau dos temas das formas de torcer envolvidas com o futebol e o turfe, desde o uso de atletas ao uso do torcedor em si, todos visando a ampliação de um mercado consumidor do esporte. Quando à estrutura da pesquisa, optou-se por dividir em três partes. Basicamente, cada uma delas trata de um campo aqui trabalhado. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.