Tornando-se Professor e Professora de Gymnastica: Percursos no Ensino Normal em Minas Gerais (1890-1898)
Por Andrea Moreno (Autor), Anna Luiza Ferreira Romão (Autor), Pedro Luiz da Costa Cabral (Autor), Ramona Mendes Fontoura de Morais (Autor), Gyna de ávila Fernandes (Autor), Cristiane Oliveira Pisani Martini (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Qual o percurso traçado pelos sujeitos para se tornarem professores da cadeira de Gymnastica? Quem são os sujeitos envolvidos com o seu ensino? Como aconteciam os exames de provimento da cadeira? Estas são perguntas que norteiam o trabalho, cujo objetivo mais amplo é perceber, a partir da legislação, dos programas de ensino, de pontos de provas, de atas de exames e de relatórios, como, pouco a pouco, a Gymnastica vai sendo forjada no e pelo ensino normal. Particularmente, interessa-nos reconhecer os sujeitos e suas trajetórias até se tornarem professores da cadeira. Ponderamos ainda que o percurso da cadeira de Gymnastica na formação de professores em Minas Gerais – seu enraizamento e sua afirmação – foi um processo complexo, do qual professores tiveram um papel fundamental.