Tornar-se Professor(a) de Educação Física: Elementos Que Transcendem a Provisão Institucional de Saberes
Por Willian Lazaretti da Conceição (Autor), Allyson Carvalho de Araújo (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 3, n 1, 2020.
Resumo
O texto que aqui se apresenta tem proposição menos analítica e mais reflexiva, se ocupando em fazer correlações entre encontros pessoais e institucionais e suas reverberações para o campo da formação dos professores(as) em Educação Física. Tem-se como objetivo apresentar algumas reverberações do grupo de professores(as)-pesquisadores(as) em Educação Física escolar e discutir a formação de professores(as) tomando como base alguns temas latentes na área e que, de forma pertinente, foram debatidos no 1º Congresso Internacional de Professores(as)-Pesquisadores(as) de Educação Física Escolar – CIPPEFE. A formação de professores(as) de Educação Física na perspectiva aqui enunciada, considera que deve se configurar como um espaço que possibilite a discussão da ação pedagógica numa perspectiva crítica, reflexiva e propositiva na qual busca valorizar a história de vida dos(as) professores(as) e alunos(as). As reverberações produzidas perpassam a formação permanente; questões étnico-raciais; práticas colaborativas e relações com os saberes dos(as) alunos(as). Tem-se como considerações momentâneas que a formação de professores(as) deve propiciar a abertura ao diálogo, à construção compartilhada de saberes e para isso implica haver o conhecimento da própria história, o respeito e a valorização do “outro”.
Referências
ARAÚJO, Allyson C., OLIVEIRA, Márcio R. R.; SOUZA JUNIOR, Antonio F. (Orgs.). Formação continuada em educação física no diálogo com a cultura digital. João Pessoa/PB: IFPB, 2019.
ARAUJO, Raffaelle A. S. A Educação física na formação inicial: prática pedagógica e currículo. São Luiz: 230, 2014.
ARAUJO, Raffaelle A. S.; LEITINHO, Meirecele C. Reflexões sobre a prática como componente curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 89-103, 2014. Doi: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p89.
BASTOS, Fábio B., ANACLETO, Francis N.; HENRIQUE, José. Formação continuada colaborativa de professores de educação física. Pensar a Prática, v. 21, n. 2, p-382-394, 2018. Doi: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46883.
BETTI, Mauro. Ensino e Pesquisa em Educação Física escolar: o que acadêmicos têm a aprender com os professores-pesquisadores. In: VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KERR, Tiemi; ULASOWICZ, Carla (Orgs.). Educação Física no ensino fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as)-pesquisadores(as). Curtibia: CRV, 2017.
BISCONSINI, Camila R.; OLIVEIRA, Amauri A. B. A prática como componente curricular na formação inicial de professores de educação física. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 455-470, 2018. Doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.76705.
BORGES, Cecilia A Formação dos Docentes de Educação Física e seus Saberes Profissionais. In: BORGES, Cecilia; DESBIENS, Jean. (Orgs.). Saber, Formar e Intervir para uma Educação Física em Mudança. São Paulo: Autores Associados, 2005.
BORGES, Cecilia M. F; SANCHES NETO, Luiz. Compartilhando a análise de práticas pedagógicas na educação física: perspectivas colaborativas. Instrumento (Juiz de Fora), v. 16, p. 231-248, 2014.
BRASIL. Lei nº. 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática
História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da
União, Brasília, 2003.
BRASIL. Lei nº. 11.645 de 10 de março de 2008. Inclui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02 de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.
CORSINO, Luciano N.; CONCEIÇÃO, Willian L. Educação Física e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba: CRV, 2016.
CUNHA, Maria I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.
ELLIOT, John. Recolocando a Pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professores(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.
FENSTERSEIFER, Paulo E. A Educação Física na Crise da Modernidade. Ijuí: Unijuí, 2001.
FLORÊNCIO, Samara Q. do N.; GOMES-DA-SILVA, Pierre N. A pesquisa colaborativa na educação física escolar. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 325-338, 2017. Doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.65305.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Nilma L. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 27, n. 1, 109-121. 2011.
MELO, José P.; BORBA, Sandra M. A formação continuada de professores. In: MELO, José P.; BORBA, Sandra M. A importância do ensino de arte e educação física na escola. Natal: UFRN/PAIDEIA/MEC, 2006.
PEREIRA, Arliene S. M. et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 412-418, 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.004.
SANCHES NETO, Luiz. O processo de elaboração de saberes por professores-pesquisadores de educação física em uma comunidade colaborativa. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro – SP, 2014.
SANCHES NETO, Luiz; OVENS, Alan; CRAIG, Cheryl J.; SOUZA NETO, Samuel. Physical education teacher- researchers professional knowledge community: autonomous networks and teaching complexity. In: SANCHES NETO, Luiz; OKIMURA-KER, Tiemi; VENÂNCIO, Luciana, FREIRE, Elisabete S. Educação Física escolar: diferentes olhares para os processos formativos. Curitiba: CRV, 2017.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, 143-155, 2009.
ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professores(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.