Trabalha o equilíbrio emocional

Parte de Guia da educação em família: educação física . páginas 9 - 11

Resumo

1 revela o desafio verdadeiro Dentre todas as práticas corporais, as esportivas são as de maior destaque. Explique a seu filho que o verdadeiro desafio não é superar o colega, mas a si mesmo.

 2 prepara para a vitória e para a derrota Toda prática esportiva tem altos e baixos. Não estimule seu filho a se sentir imbatível, tampouco perdedor. Comemore cada vitória de seu filho. E, no caso de derrota, esteja ao lado dele.

3 Estimula a autonomia Mostre a seu filho que fazer uma escolha é importante, mesmo nos momentos de tensão. Quando seu filho decide passar a bola e não lançá-la à cesta, por exemplo, está exercitando sua independência e amadurecimento.

4 mostra que nada é garantido Cada jogada tem um fim imprevisível. Ao conviver com isso, seu filho crescerá e se fortalecerá. Estimule-o a superar os riscos desde cedo, para que se torne capaz de dominar a frustração.

 5 Reforça a autoestima Do ponto de vista físico, as atividades esportivas liberam hormônios que favorecem o bem-estar. Do psicológico, diminui a timidez, o que é ótimo para fazer seu filho ter confiança e gostar de si mesmo.

6 Valoriza a criatividade Quando seu filho encontrar uma solução diferente para um problema, elogie-o. A criança ou o jovem que elabora diferentes formas de fazer uma tarefa terá vivência maior para enfrentar situações adversas no futuro