Trabalhando com a Metodologia Crítico Superadora no Colégio Estadual Dona Amélia Amado
Por Uilliam das Neves Andrade (Autor), Uildeli Nascimento Santos (Autor), Jucilandia Soares Farias (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho relata a intervenção pedagógica realizada no Colégio Estadual Dona Amélia Amado, situado no município de Itabuna/BA, com duas turmas de 7ª Séries no período vespertino a partir da perspectiva metodológica critico-superadora. No qual faz parte de um projeto maior chamado de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz.
O objetivo da proposta é desenvolver uma vertente social reflexiva, uma vez que proporciona ao aluno se tornar um sujeito critico da sua própria ação, possibilitando também dessa forma que haja uma educação que inclua a competência social de forma consciente.
Baseada no Marxismo a proposta Crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio, destacando-se por propor uma Educação Física que contribua pela formação humana do aluno em amplas dimensões, permitindo a tomada de consciência dos educandos sobre seus próprios corpos, não apenas no sentido biológico, mas especialmente, em relação ao meio social em que estão inseridos.
Sendo assim a proposta Crítico-superadora busca uma reflexão que, segundo o Coletivo de Autores:
{...} contribua para o desenvolvimento da identidade de classe dos alunos, quando situa esses valores na prática social capitalista da qual são sujeitos históricos. Essa identidade é condição objetiva para a construção de sua consciência de classe para o seu engajamento deliberado na luta organizada pela transformação estrutural da sociedade e pela conquista da hegemonia popular (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p.28).