Resumo

O objetivo central desta tese é analisar como o Profissional de Educação Física (PEF) do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) desenvolve seu trabalho, bem como compreender quais saberes e conhecimentos são exigidos desses profissionais para atuarem no cuidado à saúde no território. Para desenvolver tal estudo, foram realizadas observações participantes, com o uso do diário de campo nos processos de trabalho de oito PEF do NASF, em seus respectivos territórios de saúde, no período de dois meses. Além das observações, foram organizados três Grupos Ampliados de Pesquisa (GAP), que discutiram os processos de trabalho da Educação Física no NASF. Após o primeiro GAP, foi realizada, de forma simultânea, a observação participante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Jardim da Penha, Andorinhas, Santa Marta e Joana D’Arc, com uso do diário de campo. Os dados foram analisados à luz do debate sobre a saúde na área de Educação Física em suas interfaces com o campo da Saúde Coletiva. Como desenvolvimento da investigação, chegou-se a elaboração de três capítulos de análise, sendo: i) educação física e produção de saúde: entre tecnologias em saúde e os (des)encontros na atenção básica à saúde; ii) entre compreensões e repercussões da proposta do NASF na educação física na ABS/ESF; iii) o trabalho comum: o/a PEF do NASF diante da demanda e da organização da saúde mental na ABS. Em relação aos PEF do NASF, foram identificados: a produção tecnológica do trabalho em saúde do/a PEF nos encontros com os usuários, o trabalho em equipe em arranjos de agrupamentos e integração com a participação do PEF e fatores que facilitaram e restringiram a atuação intersetorial no trabalho de rede. No que se refere ao NASF enquanto política, existe uma continuidade e “mais” presença da Educação Física na ABS, mesmo entre diferentes formas de organização e do papel do PEF em “ser do NASF”. A proposta do NASF possibilitou também o trabalho comum do/a PEF no campo da saúde mental na ABS, mesmo sendo questionada qual a demanda da Educação Física, apontando ainda, assistência, abordagem e trabalho coletivo na organização da saúde mental na ABS. Concluímos que o modo de atuação do/a PEF do NASF apresenta uma continuidade das práticas de saúde já construídas pelos saberes estruturados pelo núcleo de Educação Física e saúde pública, bem como se encontra entre as práticas de saúde em construção, nas quais são encontrados os saberes em estruturação. Estes, por sua vez, são produzidos em ato pelas relações com as equipes de saúde, frente aos problemas e necessidades de saúde do usuário da Atenção Básica à Saúde da cidade de Vitória-ES.

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