Trabalho Docente na Educação Superior – Reflexões Epistemológicas no Campo da Educação Física...
Por Ricardo Rezer (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Paulo Evaldo Fensterseifer (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 34, n 4, 2012. Da página 891 a 908
Resumo
O objetivo desse artigo é refletir acerca do trabalho docente na Educação Superior, tomando como referência o campo da Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, pautada por uma orientação hermenêutica, desenvolvida no contexto da UFSC e da UNOCHAPECÓ. O grupo de colaboradores foi constituído de professores dos cursos de EF das universidades mencionadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os colaboradores, a fim de ampliar a compreensão acerca do tema proposto. Ao fim, conside- ramos que um referencial hermenêutico possibilitaria redimensionar o trabalho docente na Educação Superior, o que pode implicar uma inflexão no entendimento axiológico, teleológico e epistemológico da prática pedagógica, bem como, um redimensionamento da atividade epistemológica presente neste âmbito.