Resumo

Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Educação, Trabalho e movimentos sociais. O trabalho teve como objetivo analisar como têm sido apresentadas as discussões sobre trabalho e saúde docente em pesquisas realizadas na área da Educação, apresentadas e divulgadas nas produções acadêmicas da área (revistas classificadas pela Capes em A1 e trabalhos publicados na ANPEd), produzidas no período de 2004 a 2014. Como problema apresentamos a seguinte questão: : como tem se apresentado a relação entre saúde e trabalho docente nas publicações realizadas nos últimos dez anos no Brasil, em revistas e periódicos com reconhecimento acadêmico na área da Educação? A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e se estruturou por meio de uma abordagem qualitativa. A construção teórica foi fundamentada em reflexões concernentes a intensificação do trabalho docente e dos processos de mudanças nas políticas educacionais ocorridas nas últimas décadas no Brasil. Buscamos compreender a relação saúde e trabalho docente considerando a dinamicidade do ser humano com base em autores como Assunção e Oliveira, Fernandes, Alves, Enguita, Brito, entre outros. Apropriamo-nos da discussão de autores como Assunção, Esteve, Alves, Dejours, Canguilhem, Brito, para entendermos como vêm se constituindo as discussões de saúde e trabalho docente. A pesquisa aqui estruturada permeia as relações conceituais estabelecidas no âmbito da saúde, a concepção de trabalho docente e a complexa estrutura que envolve tais relações, bem como, busca compreender o indivíduo como ser vivo dialógico que tece relações a partir de sua atividade fundamental, o trabalho. Para tanto, utilizaremos a ergonomia da atividade como norte para a análise das produções e publicações, delimitadas para essa revisão bibliográfica, a partir da compreensão da atividade humana, apropriando-se dos conceitos de trabalho prescrito (tarefa) e trabalho real (atividade realizada). Foi realizada pesquisa bibliográfica. O processo de seleção dos dados teve como ponto de partida as publicações realizadas em todos os Grupos de Trabalho da ANPEd e nas revistas com qualis A1 classificadas pela Capes, em língua portuguesa. Desse material, estabelecemos como recorte estudos que abordassem discussões sobre trabalho, saúde, intensificação, doença, adoecimento, mal estar docente. A partir dessas características chegamos a 23 produções que estavam relacionadas ao trabalho docente e saúde. A análise das informações coletadas tiveram como ponto de partida as questões: qual a temática central do artigo? Qual conceito de trabalho docente? Qual a concepção de saúde? Apresenta a relação trabalho e saúde? A pesquisa nos possibilitou visualizar a distinção entre as diferentes abordagens e organizações metodológicas do campo da saúde e, como resultado, no conjunto de trabalhos analisados, no que concerne as condições de trabalho, é consenso que a precarização e as péssimas condições vivenciadas nas escolas inferem na saúde do professor. Ficou evidenciado que ocorreram avanços teóricos no que diz respeito à discussão sobre saúde e trabalho docente entre os pesquisadores no campo da Educação no Brasil, mas reiteramos a necessidade de estudos que dialoguem com dados estatísticos a partir da análise do trabalho real do professor.

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