Resumo

Introdução
 O trabalho em casa (WFH) pode afetar os comportamentos sedentários e os níveis de atividade física dos trabalhadores. O objetivo deste estudo foi estimar a associação entre o WFH e os comportamentos sedentários, de lazer e atividades físicas domésticas dos trabalhadores durante a pandemia de COVID-19 e verificar se a idade e o sexo podem atuar como modificadores de efeito.

Métodos

Realizamos um estudo transversal com 2.544 participantes do estudo complementar sobre COVID-19 no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) de julho de 2020 a fevereiro de 2021. Avaliamos o tempo de tela (≤ 8 h/dia versus > 8 h/dia), tempo sentado acumulado (≤ 8 h/dia versus > 8 h/dia) como comportamentos sedentários em um dia típico e lazer (ativo versus inativo, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde) e doméstico (baixo versus alta, segundo mediana) atividade física, utilizando o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), antes e durante o distanciamento social. Foram utilizados modelos de regressão logística.

Resultados

Os participantes que estavam trabalhando em casa durante o distanciamento social apresentaram chances aumentadas de tempo de tela e tempo sentado maior que 8 h/dia (OR = 3,12; IC 95%: 2,32–4,20 e OR = 2,68; IC95%: 2,02–3,56, respectivamente ) e maior chance de alta atividade física doméstica (OR = 1,29; IC95%: 0,99–1,67) quando comparados aos que não trabalham em casa. Não houve associação entre HSF e atividade física de lazer (OR = 0,99, IC95%: 0,75,1,31). A idade foi um modificador de efeito na associação entre HSF e atividade física de lazer e atividade doméstica. Os idosos que trabalham em casa apresentaram maior chance de inatividade física (OR = 1,84, IC 95%: 1,07,3,16) e alta atividade física doméstica (OR = 1,92, IC 95%: 1,12,3,27) em comparação aos idosos que não trabalham em casa .

Conclusão

A WFH foi associada ao comportamento sedentário > 8 h/dia e alta atividade física doméstica. Nos idosos, a WFH foi associada à inatividade física e à alta atividade física doméstica. Como o comportamento sedentário e a inatividade física estão consistentemente associados negativamente à saúde, é importante discutir políticas de manejo do HSF que permitam pausas nas atividades físicas e realização de horas de trabalho dentro de limites pré-estabelecidos para reduzir o comportamento sedentário. Além disso, os indivíduos que trabalham em casa, principalmente os idosos, devem ser incentivados a praticar atividades físicas de lazer como forma de promoção da saúde.
 

Acessar