Trabalho Pedagógico de Professores de Educação Física: Implicações e Possibilidades com Base em Análise de Políticas Educacionais
Por Ana Paula da Rosa Cristino Zimmermann (Autor), Liliana Soares Ferreira (Autor), João Francisco Magno Ribas (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a reestruturação do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar pela perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física e das Diretrizes Curriculares Nacionais. A abordagem metodológica qualitativa teve como tipo de pesquisa a Análise de Discurso. Os trechos analisados indicam a precarização da Educação Física Escolar, manifestada através da intensificação e da reestruturação do trabalho pedagógico. No atual contexto econômico, político e social, os professores de Educação Física necessitam superar o entendimento de trabalho como produção de mercadoria e aprofundar a compreensão fundamentada na produção social da atividade humana.