Resumo

Resumo: Neste artigo reconstruímos as noções de qualificação e competência e suas respectivas interfaces. Mostramos também que são conceitos polissêmicos e que variam de acordo com os parâmetros teórico-metodológicos utilizados para investigá-los. Quanto à noção de competência procuramos mostrar que é multidimensional, envolvendo facetas que vão do individual, ao sociocultural, situacional (contextual-organizacional), processual, instituída e instituinte. Por tudo isso não, pode ser confundida como mero desempenho. Além disso, por ser um constructo, o que se apreende são manifestações específicas cujos conteúdos não são universais. Nesse sentido, do ponto de vista de pesquisa empírica seria mais pertinente ater-se a áreas específicas, com recortes relativos a domínios circunscritos de conteúdos (teórico-práticos), frutos de experiências e trajetórias individuais, coletivas, situadas e datadas. Nesta perspectiva ressaltamos a necessidade de novos estudos e pesquisas que adotando parâmetros histórico-críticos e multidisciplinares, desenvolvam novas estratégias metodológicas para a investigação de competências e saberes de trabalhadores e trabalhadoras em situações de vida e trabalho. Palavras-chave: qualificação, competência, capacidade, habilidade, ressignificação