Resumo

Trabalho, Tempo Livre e Cultura Física, busca relacionar o conhecimento histórico do processo de trabalho com o tempo livre e o acesso à educação. Desenvolve a sua análise sob dois aspectos: o da relação entre o trabalho e o tempo livre, estabelecida no interior dos modos de produção, em especial no modo de produção capitalista; e o da Cultura Física como elemento humanizador, socialmente construído no processo de desenvolvimento do homem. O dualismo axiológico que marcou a Grécia Antiga, pela separação corpo-mente, entre o "dizer e o fazer", repercute em todas as formas de sociedades de classes ulteriores e influencia a Educação Física. Observa-se o desenvolvimento das forças produtivas e o tipo de relações que os homens têm estabelecido no trabalho, condicionante da vida social e do tempo livre. Ressalta-se a necessidade de um entendimento dialético da Cultura Física, entre as formas assumidas em nossa sociedade e as possibilidades criadas para a sua superação, através de uma opção política marcada pela transmissão de um conteúdo significativo, que atenda às necessidades humanas. Por fim, projeta as suas conclusões no sentido de que a Cultura Física como o tempo livre, são meios de desenvolvimento do homem ominilateral no devir de uma sociedade mais avançada; são conquistas do trabalho humanizado.

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