Tracking da Atividade Física em Escolares Entre 2010 e 2016
Por Paula Roldão da Silva (Autor), Rodrigo de Oliveira Barbosa (Autor), Renan Camargo Correa (Autor), Géssika Castilho dos Santos (Autor), Waynne Ferreira de Faria (Autor), Filipe Rodrigues Mendonça (Autor), Antonio Stabelini Neto (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: Embora os benefícios da prática regular de atividade física estejam bem estabelecidos na literatura, estudos nacionais de rastreamento (tracking) ainda são escassos, sendo fundamentais para o levantamento de informações acerca desse comportamento a longo prazo. OBJETIVO: Analisar o tracking da atividade física entre os anos de 2010 e 2016 em escolares de Jacarezinho, Paraná. MATERIAIS E MÉTODOS: O presente estudo classifica-se de rastreamento longitudinal. Foram avaliados escolares matriculados na 5ª série do ensino fundamental no ano de 2010 (idade 11,3 ± 0,6 anos) e no 3° ano do ensino médio em 2016 (17,8 ± 0,6 anos). A atividade física foi avaliada pelo questionário de Baecke nos domínios: escolar, esportivo e lazer. A análise dos dados foi atribuída de modo descritivo utilizando média e desvio padrão. Teste t pareado foi empregado para comparar os índices de entre os dois momentos (2010 e 2016), sendo o nível de significância estipulado em p<0,05 utilizando o software SPSS, versão 15.0. RESULTADOS: Os resultados são descritos na tabela 1. CONCLUSÃO: Os resultados indicam que a atividade física dos escolares diminui com o avanço da idade durante o período de acompanhamento, independentemente do sexo.