Resumo

INTRODUÇÃO: Embora os benefícios da prática regular de atividade física estejam bem estabelecidos na literatura, estudos nacionais de rastreamento (tracking) ainda são escassos, sendo fundamentais para o levantamento de informações acerca desse comportamento a longo prazo. OBJETIVO: Analisar o tracking da atividade física entre os anos de 2010 e 2016 em escolares de Jacarezinho, Paraná. MATERIAIS E MÉTODOS: O presente estudo classifica-se de rastreamento longitudinal. Foram avaliados escolares matriculados na 5ª série do ensino fundamental no ano de 2010 (idade 11,3 ± 0,6 anos) e no 3° ano do ensino médio em 2016 (17,8 ± 0,6 anos). A atividade física foi avaliada pelo questionário de Baecke nos domínios: escolar, esportivo e lazer. A análise dos dados foi atribuída de modo descritivo utilizando média e desvio padrão. Teste t pareado foi empregado para comparar os índices de entre os dois momentos (2010 e 2016), sendo o nível de significância estipulado em p<0,05 utilizando o software SPSS, versão 15.0. RESULTADOS: Os resultados são descritos na tabela 1. CONCLUSÃO: Os resultados indicam que a atividade física dos escolares diminui com o avanço da idade durante o período de acompanhamento, independentemente do sexo.

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