Tracking de Atividade Física em Escolares Entre 2010 e 2012
Por Renan Correa (Autor), Emmanuel Silva (Autor), Antonio Stabelini Neto (Autor), Wayne Faria (Autor), João Paulo Farias (Autor), Rui Elias (Autor), Gessika Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 21, n 1, 2016. 6 Páginas.
Resumo
O rastreamento das mudanças na atividade física ao longo do tempo é importante para elaboração de intervenções para a promoção de saúde. Assim, este estudo objetiva analisar o tracking da atividade física (AF) entre 2010 e 2012 em escolares de Jacarezinho-PR. Foram investigados adolescentes do 8° ano do ensino fundamental que já tinham participado do levantamento de 2010. A amostra foi de 321 indivíduos (47% meninos). A AF foi avaliada pelo questionário de Baecke nos domínios: escolar, esportivo e lazer. A análise dos dados foi realizada por meio da média e desvio padrão. O teste t pareado foi empregado para comparar a AF entre os momentos e o coeficiente de correlação de Spearman para relacionar os dados obtidos em 2010 e 2012. O domínio escolar apresentou médias de AF de 2,91±0,49 e 2,40±0,51, o esportivo 2,48±0,69 e 2,26±0,56 e o lazer 2,62±0,81 e 2,59±0,74 para 2010 e 2012, respectivamente. Na correlação entre os períodos de avaliação, os meninos demostraram valores de correlação significativa entre os valores do índice total (r=0,302), enquanto o gênero feminino apresentou correlação significativa no índice esportivo (r=0,344), índice de lazer (r=0,322) e índice total (r=0,433). Diante desses achados, observa-se que o AF diminui com o avanço da idade e a prática de atividade física demonstrou baixa estabilidade temporal mesmo com o curto período de intervalo entre as avaliações, tendo como resultado o tracking baixo a moderado.