Tradução, adaptação e comprovação de validade de conteúdo e estrutura interna da versão brasileira da Contest Orientation Scale
Por Carlos Adelar Abaide Balbinotti (Autor), Marcos Alencar Abaide Balbinotti (Autor), Ana Aires (Autor), Roberto Tierling Klering (Autor), Gabriel Henrique Treter Gonçalves (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e apresentar as primeiras evidências de validade de conteúdo e estrutura interna da versão brasileira da Escala de Orientação para Concursos. Para tanto, foram realizados três estudos. O primeiro estudo consistiu na tradução dos itens da escala e adaptação para o contexto esportivo brasileiro, considerando aspectos culturais e teóricos por quatro juízes, fluentes nos dois idiomas (inglês e português). O segundo estudo foi a validação de conteúdo da versão traduzida. Para tanto, três juízes avaliaram a Clareza da Linguagem (CVCt LC = 0,90), a Relevância Teórica (CVCt TR = 0,91) e a Dimensionalidade Teórica (K Total = 0,71). Os resultados variaram de bons a satisfatórios. O terceiro estudo aplicou a escala a 188 atletas de ambos os sexos, com idade média de 30,6 anos. Foi realizada análise fatorial semiconfirmatória, que apresentou solução fatorial limpa, com ajuste variando de índices de confiabilidade razoáveis a satisfatórios e satisfatórios (α = 0,744). Concluindo, a versão brasileira da escala apresenta índices favoráveis à sua aplicação para avaliar as orientações para a disputa no esporte.