Resumo

Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e apresentar as primeiras evidências de validade de conteúdo e estrutura interna da versão brasileira da Escala de Orientação para Concursos. Para tanto, foram realizados três estudos. O primeiro estudo consistiu na tradução dos itens da escala e adaptação para o contexto esportivo brasileiro, considerando aspectos culturais e teóricos por quatro juízes, fluentes nos dois idiomas (inglês e português). O segundo estudo foi a validação de conteúdo da versão traduzida. Para tanto, três juízes avaliaram a Clareza da Linguagem (CVCt LC  = 0,90), a Relevância Teórica (CVCt TR  = 0,91) e a Dimensionalidade Teórica (K Total  = 0,71). Os resultados variaram de bons a satisfatórios. O terceiro estudo aplicou a escala a 188 atletas de ambos os sexos, com idade média de 30,6 anos. Foi realizada análise fatorial semiconfirmatória, que apresentou solução fatorial limpa, com ajuste variando de índices de confiabilidade razoáveis ​​a satisfatórios e satisfatórios (α = 0,744). Concluindo, a versão brasileira da escala apresenta índices favoráveis ​​à sua aplicação para avaliar as orientações para a disputa no esporte.

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