Tradução, adaptação transcultural e validação da escala eventqual ao contexto brasileiro
Por Luiz Silva dos Santos (Autor), Ana Karina Santos Baliński (Autor), Ary Jose Rocco Junior (Autor).
Resumo
Os eventos esportivos nas comunidades locais de cidades de pequeno, médio e grande porte vêm aumentando significativamente em números de participantes e espectadores, ativando e movimentando a economia e os negócios interligados. Os eventos inseridos no setor de serviços representam quase 4,32% do PIB nacional. O setor está experimentando uma retomada dos negócios após o cenário catastrófico que assolou o Brasil e o mundo com a Covid-19. Com a retomada dos eventos esportivos e de entretenimentos tornou-se essencial organizar tais eventos de forma ainda mais responsável e com métricas de avaliação constante, visando orientar os gestores a tornar possível aprimorar a qualidade, para que os participantes possam avaliar positivamente a sua experiência pessoal no evento. O interesse em conhecer as percepções do usuário quanto à qualidade e valor do serviço tem sido cada vez maior no contexto dos eventos esportivos, quer sejam competitivos ou de exibição. Saber quais são os elementos determinantes para a satisfação geral do espectador pode gerar vantagens para as organizações, como o aumento da fidelização do público e a melhoria nos seus projetos esportivos futuros. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo traduzir, adaptar e validar a escala EVENTQUAL, desenvolvida por Moreno e Hervàs (2009), que avalia a qualidade percebida dos eventos esportivos pelos espectadores.