Resumo

Os eventos esportivos nas comunidades locais de cidades de pequeno, médio e grande porte vêm aumentando significativamente em números de participantes e espectadores, ativando e movimentando a economia e os negócios interligados. Os eventos inseridos no setor de serviços representam quase 4,32% do PIB nacional. O setor está experimentando uma retomada dos negócios após o cenário catastrófico que assolou o Brasil e o mundo com a Covid-19. Com a retomada dos eventos esportivos e de entretenimentos tornou-se essencial organizar tais eventos de forma ainda mais responsável e com métricas de avaliação constante, visando orientar os gestores a tornar possível aprimorar a qualidade, para que os participantes possam avaliar positivamente a sua experiência pessoal no evento. O interesse em conhecer as percepções do usuário quanto à qualidade e valor do serviço tem sido cada vez maior no contexto dos eventos esportivos, quer sejam competitivos ou de exibição. Saber quais são os elementos determinantes para a satisfação geral do espectador pode gerar vantagens para as organizações, como o aumento da fidelização do público e a melhoria nos seus projetos esportivos futuros. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo traduzir, adaptar e validar a escala EVENTQUAL, desenvolvida por Moreno e Hervàs (2009), que avalia a qualidade percebida dos eventos esportivos pelos espectadores.

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