Resumo
Caro/a educador/a, Este material didático intitulado “Tradução da Tradição: as danças brasileiras no Ensino Médio” é fruto da pesquisa “Danças Tradicionais Brasileiras: uma experiência no Ensino Médio de Tempo Integral” do Programa Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) que apresenta como um dos requisitos para conclusão do curso a elaboração de um produto que dialogue com os saberes produzidos pela pesquisa científica e com os saberes da prática pedagógica dos/as professores/as de Educação Física atuantes no ambiente escolar. Assim, esse produto teve como propósito a apresentação das práticas pedagógicas realizadas durante o processo de ensino e aprendizagem das danças tradicionais brasileiras para estudantes das 1.ª a 3.ª séries do Ensino Médio de Tempo Integral na Disciplina Eletiva (DE) intitulada “Danças Populares Brasileiras: suas vertentes e origens” que consistiu em um trabalho conjunto da Educação Física com um componente curricular da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a Geografia. Este material didático está dividido em dois momentos. No primeiro momento, apresentamos o referencial teórico-metodológico para o ensino e aprendizado das danças tradicionais brasileiras na escola e, no segundo momento, destacam-se vinte sequências didáticas que foram propostas na DE. Esperamos oferecer elementos que tornem as danças tradicionais brasileiras um conteúdo curricular que contribua para a desconstrução de estereótipos e de preconceitos, com o intuito de despertar nos/as alunos/as a responsabilidade, o respeito e uma postura ética em relação a essas culturas e a seus povos criadores. Convidamos vocês a se juntarem a nó