Resumo
Introdução: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um transtorno neuro-desenvolvimental que afeta uma parte significativa das crianças em idade escolar. É evidenciado que o TDC também afeta os adultos, perdurando da infância, adolescência até a fase adulta. Diversos instrumentos foram desenvolvidos e validados internacionalmente para auxiliar no diagnóstico do TDC na população infantil, porém, os desenvolvidos para a população adulta, carecem de validação para o contexto brasileiro. Desenho: Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva com um desenho transversal, em dois momentos. Com isso, objetivamos inicialmente identificar todos os instrumentos desenvolvidos para a população adulta na literatura e verificar as suas qualidades psicométricas dos instrumentos identificados. Num segundo momento, optou-se por traduzir e validar o conteúdo do The Adult Developmental Coordination Disorder/Dyspraxia Checklist (ADC) em função da sua amplitude e popularidade. Método: Elaboramos uma revisão sistemática nas bases de dados: ScienceDirect; PubMed; SciELO; LILACS; Web of Science (Science and Social Science Citation Index) e Scopus. Toda a revisão foi planejada e executada seguindo os critérios estabelecidos pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e pelo COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN). No segundo momento, realizamos a tradução e validação de conteúdo do ADC realizada por dois pesquisadores brasileiros nativos, fluentes em inglês. As traduções perduraram por 3 etapas, sendo: tradução e adaptação inicial, retrotradução e equivalência semântica. Após a tradução, obtivemos uma versão apta para a etapa de validação de conteúdo. Para a validação de conteúdo, desenvolvemos um estudo Delphi com a participação de 7 especialistas, responsáveis por fornecer uma avaliação e sugerir alterações no conteúdo do instrumento. Um comitê de direção formado pelos desenvolvedores do estudo, responsáveis por organizar as sugestões e computar as avaliações, buscaram alcançar um consenso entre os especialistas a cada rodada de desenvolvimento. Todos os procedimentos foram avaliados de forma quantitativa e qualitativa, por meio do índice de validade de conteúdo para cada item I-IVC, para cada propriedade do conteúdo avaliado S-IVC e de acordo com as sugestões escritas pelos especialistas, respectivamente. Resultados: Identificamos 3 instrumentos de autorrelato para auxiliar no diagnóstico do TDC em adultos. Todos os instrumentos apresentaram baixa qualidade nos procedimentos desenvolvidos para a validação de seus conteúdos. Três rodadas do Estudo Delphi foram necessárias para se chegar a uma estrutura satisfatória do instrumento com base em seu conteúdo, em que foram removidos 7 e acrescentados 5 itens. Conclusão: Concluímos que a nova versão do instrumento ADC apresenta com base no seu conteúdo uma estrutura satisfatória para o Brasil. Novos estudos de validade são necessários para fornecer informações acerca das propriedades de medição e com isso a possibilidade de sua utilização nos diferentes contextos brasileiros.