Trajetória de Estudantes na Formação Inicial em Educação Física: o Estágio Curricular Supervisionado em Foco
Por Steffany Guimarães Pitangui Pereira (Autor), Fabrício João Milan (Autor), Eduardo Batista Von Borowski (Autor), Thaís Almeida (Autor), Gelcemar Oliveira Farias (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O estudo apresenta como objetivo investigar a trajetória de estudantes estagiários durante as ações formativas no estágio curricular supervisionado de um curso de Licenciatura em Educação Física. Fizeram parte 22 estudantes devidamente matriculados nas disciplinas de estágio curricular supervisionado III, IV e V. Para a recolha das informações foi utilizado um questionário composto por perguntas abertas. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados consideram três eixos de análise: 1) as experiências anteriores ao estágio; 2) a integração no contexto da escola e; 3) as experiências da formação inicial. Conclui-se que, com a inserção dos alunos no campo de atuação docente durante a formação inicial, faz com que estes possam vivenciar experiências e que criem expectativas de sua futura profissão, constituindo os saberes e os diferentes olhares para o ambiente escolar que se consolidam ao longo da formação da identidade profissional docente.